Atitudes em relação ao meio ambiente e sua influencia no processo de compra de alimentos em Curitiba

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Autor(es): dc.contributorMarchetti, Renato Zancan, 1950--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas-
Autor(es): dc.creatorCuperschmid, Nair Regina Mizrahy-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:31:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:31:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-23-
Data de envio: dc.date.issued1999-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/31911-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31911-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Renato Zancan Marchetti-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 2016-
Descrição: dc.descriptionResumo: Com intuito de estudar as atitudes dos consumidores em relação ao meio ambiente e a sua influência no processo de compra de alimentos em Curitiba, esta pesquisa, partindo de uma premissa exploratória, promoveu o levantamento de uma série de atitudes relativos ao meio ambiente e atributos de compra de alimentos, através de 22 entrevistas em profundidade. Em seguida foi aplicado um questionário estruturado junto a 135 consumidores de 19 à 59 anos, das classe A, B e C, residentes em Curitiba. Para análise dos dados foram utilizados uma análise de freqüência e uma análise fatorial para identificar as principais dimensões referentes as atitudes com o meio ambiente que foram: interesse por alimentos sem agrotóxicos, compreensão dos limites do meio ambiente e Ecoconscientização. O principal significado de produto ambientalmente correto para os entrevistados seria aquele produto cultivado sem agrotóxico. A própria experiência foi considerada a principal fonte de informação na compra de alimentos e a data de validade é a informação mais consultada nos rótulos dos produtos de alimentação. As informações como "natural e sem agrotóxicos obtiveram o maior grau de desconfiança por parte dos entrevistados. Os atributos considerados mais importantes para a compra de alimentos foram a data de validade, o preço baixo e a data de vencimento. Os atributos verdes configuraram entre os últimos na ordem de importância para a compra de alimentos. Não foram encontradas diferenças significativas entre os "atributos verdes" dos produtos alimentícios em relação as classes econômicas, idade e grau de instrução. Embora não seja o objetivo principal do presente estudo, os resultados permitiram propor uma classificação do consumidor, quanto as suas motivações de compra de alimentos em três grupos distintos que foram a Turma do Chocolate, a Turma da Pipoca e a Turma da Granola.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: To study consumer activities related to the environment and its influence in the food purchasing process in Curitiba-PR Brazil, this survey, from an exploratory premise, developed a number of activities related to the environment and attributes of food purchasing through 22 in-depth interviews. Later we applied a structured questionnaire to 135 consumers aged 19 to 59 years old from social classes A, B, C, residents of Curitiba. To analyze data besides an analyzes of frequency and factoring analyzes identifying the main dimension of attitudes toward the environment such as: interest for food without pesticide, understanding environmental limitation and Ecological awareness. The most important meaning of environmentally correct product to all interviewees was a product grown without pesticide. The experience itself was considered the main source of information in purchasing food and expiration date the information most checked in the labels of food products. Information such as "natural and without pesticide" got the highest degree of suspicion among interviewees. The most important attributes to buy food were valid date, low price and expiration date. The green attributes were at the bottom of the rank of importance for buying food. We did not find significant differences among "green attributes" of food products related to the economic classes, age and education. Although it was not the main objective of the present study, the results allowed us to suggest a classification of the consumer, to his food purchase motivation in three distinct groups: Chocolate group, Popcorn group, Granola group.-
Formato: dc.format171f. ; 31cm.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital.-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade dos produtos-
Palavras-chave: dc.subjectProteção ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentos-
Título: dc.titleAtitudes em relação ao meio ambiente e sua influencia no processo de compra de alimentos em Curitiba-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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