Atitudes em relação ao meio ambiente e sua influencia no processo de compra de alimentos em Curitiba

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Autor(es): dc.contributorMarchetti, Renato Zancan, 1950--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas-
Autor(es): dc.creatorCuperschmid, Nair Regina Mizrahy-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:53:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:53:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/31911-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31911-
Descrição: dc.descriptionResumo: Com intuito de estudar as atitudes dos consumidores em relação ao meio ambiente e a sua influência no processo de compra de alimentos em Curitiba, esta pesquisa, partindo de uma premissa exploratória, promoveu o levantamento de uma série de atitudes relativos ao meio ambiente e atributos de compra de alimentos, através de 22 entrevistas em profundidade. Em seguida foi aplicado um questionário estruturado junto a 135 consumidores de 19 à 59 anos, das classe A, B e C, residentes em Curitiba. Para análise dos dados foram utilizados uma análise de freqüência e uma análise fatorial para identificar as principais dimensões referentes as atitudes com o meio ambiente que foram: interesse por alimentos sem agrotóxicos, compreensão dos limites do meio ambiente e Ecoconscientização. O principal significado de produto ambientalmente correto para os entrevistados seria aquele produto cultivado sem agrotóxico. A própria experiência foi considerada a principal fonte de informação na compra de alimentos e a data de validade é a informação mais consultada nos rótulos dos produtos de alimentação. As informações como "natural e sem agrotóxicos obtiveram o maior grau de desconfiança por parte dos entrevistados. Os atributos considerados mais importantes para a compra de alimentos foram a data de validade, o preço baixo e a data de vencimento. Os atributos verdes configuraram entre os últimos na ordem de importância para a compra de alimentos. Não foram encontradas diferenças significativas entre os "atributos verdes" dos produtos alimentícios em relação as classes econômicas, idade e grau de instrução. Embora não seja o objetivo principal do presente estudo, os resultados permitiram propor uma classificação do consumidor, quanto as suas motivações de compra de alimentos em três grupos distintos que foram a Turma do Chocolate, a Turma da Pipoca e a Turma da Granola.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectQualidade dos produtos-
Palavras-chave: dc.subjectProteção ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentos-
Título: dc.titleAtitudes em relação ao meio ambiente e sua influencia no processo de compra de alimentos em Curitiba-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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