Análise fatorial e de séries temporais aplicadas às séries dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChaves Neto, Anselmo 1945--
Autor(es): dc.contributorCumin, Liliana Madalena Gramani, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia de Produção-
Autor(es): dc.creatorMinervi, Nivaldo Aparecido-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:01:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:01:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/31902-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31902-
Descrição: dc.descriptionResumo: Acidentes de transito sao uma das maiores causas de mortes violentas que ocorrem todos os anos no Brasil. Esta dissertacao analisa os acidentes ocorridos entre janeiro de 2007 e julho de 2011 nas rodovias federais brasileiras. Sao analisados 723.311 acidentes, que causaram 34.950 mortes no periodo. Sao estudadas 207 variaveis contidas no boletim de acidentes de transito, confeccionado quando do atendimento do acidente. No presente estudo, sao abordadas duas tecnicas distintas: Analise Fatorial, que e uma tecnica de analise multivariada, e a aplicacao dos modelos Autorregressivos, Integrados e de Medias Moveis (ARIMA), que e uma tecnica de Analise de Series Temporais. As duas tecnicas estatisticas, utilizadas em conjunto, sao poderosas ferramentas gerenciais que podem e devem amparar as decisoes de uma fabrica, empresa ou orgao publico, conforme os resultados obtidos por este trabalho. A Analise Fatorial reduziu o quantitativo de 207 variaveis para 87, alocadas em nove fatores latentes que explicam 83,33% da variabilidade dos dados. Os fatores identificados foram nominados de FATOR I - INGESTAO DE ALCOOL, FATOR II - CARGA PESADA, FATOR III - CHUVA, FATOR IV - ATROPELAMENTO DE PESSOA, FATOR V - NEBLINA, FATOR VI - OCASO (CREPUSCULO), FATOR VII - COLISAO COM BICICLETA, FATOR VIII - ANIMAIS NA PISTA, e FATOR IX - DISTANCIA DE SEGURANCA. A metodologia ARIMA foi aplicada as 87 variaveis sugeridas pela Analise Fatorial, e 9 variaveis foram indicadas para o acompanhamento dos fatores encontrados. Com a modelagem ARIMA, obteve-se uma melhor compreensao do mecanismo gerador da serie. A interpretacao dos escores fatoriais, para cada fator, mostrou padroes de ocorrencia dos acidentes de acordo com o dia da semana. Como exemplo, sextas-feiras e sabados, apos meianoite, sao dias de ocorrencia do FATOR I. Segundas-feiras sao dias de ocorrencia do FATOR IX. Sextas-feiras e vesperas de feriados nacionais sao dias propicios para acidentes com caracteristicas do FATOR II.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDissertações-
Título: dc.titleAnálise fatorial e de séries temporais aplicadas às séries dos acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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