Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bulgacov, Sergio, 1950- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao | - |
Autor(es): dc.creator | Rauski, Eliane de Fatima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:49:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:49:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-08-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/31894 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31894 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo buscou descrever as estratégias adotadas pelos cursos de administração das Universidades Estaduais do Paraná (UEL, UEM e UEPG) e também verificar a importância do ambiente na determinação destas estratégias. O ensino deve ser repensado. É inconcebível pensar nos profissionais lançados no mercado como simples resultado de um processo prudutivo sem um planejamento adequado. As pessoas responsáveis pelo aspecto didático-pedagógico devem estruturar o aprendizado para efetivamente colocar no mercado de trabalho profissionais competentes que atuem como agentes de mudança, uma vez que as Universidades são consideradas o “motor propulsor” das sociedades. O método utilizado foi o método comparativo de casos, com uso de múltiplas fontes de evidências. Os dados são de fonte primária (entrevistas semi-estruturadas) e secundária (documentos oficiais como atas de reuniões, relatórios de atividades Departamentais e programas das disciplinas), sendo que para sua análise foram empregados procedimentos descritivo-qualitativos, utilizando-se a técnica da análise documental e análise de conteúdo. Foram selecionadas para o estudo, três Instituições de ensino superior de Administração no Estado do Paraná, em razão de seu porte, localização e tempo de existência. Os dados obtidos apontam para uma influência pequena e indireta do ambiente nas estratégias em razão, principalmente, da estrutura das Instituições, que lançam mão de ações secundárias como forma de amenização do problema que se apresenta em duas das Instituições analisadas e uma forte influência ambiental, principalmente regional, em outra Instituição deste estudo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socializaçao - Universidades e faculdades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração - Universidade e faculdades - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | Estratégias de socialização | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: