Desregulamentação do mercado de transporte aereo e decisões estrategicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSteiner Neto, Pedro José, 1954--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas-
Autor(es): dc.creatorSantos, Alexandre Hamilton Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:43:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:43:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/31893-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31893-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa objetivou verificar o impacto do processo de desregulamentação do mercado de transporte aéreo brasileiro sobre as decisões estratégicas da empresa aérea VARIG, no período de 1990 a 1998. Trata-se de um estudo de caso e de perspectiva longitudinal, uma vez que envolveu investigação das estratégias adotadas por uma única organização, antes e depois do início do processo de desregulamentação, ocorrido em 1990. Os procedimentos usados foram descritivo-qualitativos para tratamento, o nível de análise foi organizacional (VARIG) e a unidade de análise foi o grupo dirigente da companhia. Os dados primários foram obtidos com entrevistas estruturadas e semi-estruturadas, com quatro dirigentes da empresa, e verificação dos relatórios de administração do período estudado. Os dados secundários foram obtidos mediante análise de registros e documentos de fontes privadas ou oficiais e outros. No que concerne os resultados, observou-se que, a organização VARIG de fato experimenta expressivo processo de mudanças estratégicas, decorrentes de vários fatores, mas, é no processo de desregulamentação que está a maior razão pelas suas decisões estratégicas, ou seja, decisões sobre seleção de produtos, escolha de mercados, objetivos, metas, estratégia de diversificação, de expansão, administrativa, financeira, método de crescimento e programação de crescimento (Ansoff, 1991). São decisões que atingiram a vários aspectos da organização, quais sejam, imagem corporativa, missão, incorporações (Rio-Sul e Nordeste), acordos operacionais (Star Alliance), política de pessoal (redução de pessoal, programas de treinamento), estrutura organizacional (redução de Diretorias e criação de Unidades de Negócios), Ponte Aérea, programa de milhagem (Smiles), setor de cargas, logística operacional, área comercial, frota, tráfego e "core business" (foco de negócios).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estrategico-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresas de transporte-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectAeronautica comercial-
Título: dc.titleDesregulamentação do mercado de transporte aereo e decisões estrategicas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.