Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Steiner Neto, Pedro José, 1954- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Alexandre Hamilton Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:43:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:43:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-08-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/31893 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31893 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa objetivou verificar o impacto do processo de desregulamentação do mercado de transporte aéreo brasileiro sobre as decisões estratégicas da empresa aérea VARIG, no período de 1990 a 1998. Trata-se de um estudo de caso e de perspectiva longitudinal, uma vez que envolveu investigação das estratégias adotadas por uma única organização, antes e depois do início do processo de desregulamentação, ocorrido em 1990. Os procedimentos usados foram descritivo-qualitativos para tratamento, o nível de análise foi organizacional (VARIG) e a unidade de análise foi o grupo dirigente da companhia. Os dados primários foram obtidos com entrevistas estruturadas e semi-estruturadas, com quatro dirigentes da empresa, e verificação dos relatórios de administração do período estudado. Os dados secundários foram obtidos mediante análise de registros e documentos de fontes privadas ou oficiais e outros. No que concerne os resultados, observou-se que, a organização VARIG de fato experimenta expressivo processo de mudanças estratégicas, decorrentes de vários fatores, mas, é no processo de desregulamentação que está a maior razão pelas suas decisões estratégicas, ou seja, decisões sobre seleção de produtos, escolha de mercados, objetivos, metas, estratégia de diversificação, de expansão, administrativa, financeira, método de crescimento e programação de crescimento (Ansoff, 1991). São decisões que atingiram a vários aspectos da organização, quais sejam, imagem corporativa, missão, incorporações (Rio-Sul e Nordeste), acordos operacionais (Star Alliance), política de pessoal (redução de pessoal, programas de treinamento), estrutura organizacional (redução de Diretorias e criação de Unidades de Negócios), Ponte Aérea, programa de milhagem (Smiles), setor de cargas, logística operacional, área comercial, frota, tráfego e "core business" (foco de negócios). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento empresarial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento estrategico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empresas de transporte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração de empresas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aeronautica comercial | - |
Título: dc.title | Desregulamentação do mercado de transporte aereo e decisões estrategicas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: