Abordagem alternativa na propaganda como estrategia de posicionamento

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Autor(es): dc.contributorSteiner Neto, Pedro José, 1954--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas-
Autor(es): dc.creatorCosta, Debora Camilo Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:04:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:04:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/31892-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31892-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho pretendeu investigar o uso do humor na comunicação como instrumento no posicionamento estratégico de empresas, na opinião de profissionais de marketing e propaganda, e a avaliação do humor em propagandas pela população de Curitiba. O primeiro capítulo apresenta o problema de pesquisa, seus objetivos e a sua justificativa teórica e prática. No segundo capítulo, é apresentado o referencial teórico, capítulo em que abordamos o conceito de posicionamento estratégico, definido como "o ato de projetar a oferta da empresa de forma que ela ocupe um lugar distinto e valorizado nas mentes dos clientes-alvos" (KOTLER, 1995:364). Discutimos o comportamento do consumidor em seus aspectos sociais, que afetam o processo de busca de informações e na decisão de compra. Em seguida, abordamos alguns critérios de segmentação de mercado. Finalmente, discutimos alguns aspectos do humor na propaganda. No terceiro capítulo, encontra-se a metodologia utilizada para conduzir este trabalho, o qual foi dividido em duas partes: na primeira parte, foram feitas algumas entrevistas em profundidade; na segunda, foi aplicado um questionário numa amostra significativa da população da Região Metropolitana de Curitiba, para a pesquisa de campo. Em seguida, o capítulo quatro apresenta a análise dos dados coletados para as duas partes do trabalho, análise também feita em duas etapas. A primeira etapa constituiu a análise qualitativa das entrevistas em profundidade. A segunda etapa constituiu uma análise quantitativa dos dados coletados em campo. O capítulo cinco constitui as conclusões, baseadas na análise dos dados: estudam-se os aspectos considerados relevantes na utilização do humor como estratégia da comunicação do posicionamento de empresas, e as opiniões do público sobre as propagandas de rádio e televisão que utilizam esta abordagem. A seguir apresentamos as nossas recomendações e sugestões para novos estudos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectHumorismo na propaganda-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing - Humor, satira, etc-
Palavras-chave: dc.subjectHumorismo nos anuncios-
Palavras-chave: dc.subjectPropaganda-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade industrial-
Palavras-chave: dc.subjectPosicionamento (Publicidade)-
Palavras-chave: dc.subjectPropaganda pelo radio-
Palavras-chave: dc.subjectPropaganda pela televisão-
Palavras-chave: dc.subjectAnuncios-
Título: dc.titleAbordagem alternativa na propaganda como estrategia de posicionamento-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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