Proposta de modelo de processo de desenvolvimento de produtos para indústria do vestuário de moda de micro e pequeno porte

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Autor(es): dc.contributorSeleme, Robson, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia de Produção-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Diego Sanches-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:32:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:32:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/31856-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31856-
Descrição: dc.descriptionResumo: O aumento do consumo observado nos últimos anos esta associado ao aumento da renda dos indivíduos. Para o setor do vestuário de moda, a diferenciação é estratégia fundamental para alcançar seu público alvo em meio à elevada concorrência e uma dinâmica mutação nos desejos e necessidades dos clientes. O Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) é de suma importância para o setor industrial. O PDP se inicia com a geração de uma ideia e é concluído com a apresentação dos novos produtos ao mercado, no entanto a padronização deste processo nas indústrias do vestuário é pouco frequente, principalmente em indústrias de micro e pequeno porte. O presente trabalho desenvolve um modelo de PDP que pode ser adotado por organizações de micro e pequeno porte, desenvolvedoras de produtos com marca própria. A investigação foi conduzida em duas etapas. Na primeira foram levantados, por meio de pesquisa bibliográfica, os aspectos sobre estratégias organizacionais, relacionamento das empresas com sua cadeia de fornecimento e os modelos teóricos de PDP voltados para o setor do vestuário. A segunda etapa foi conduzida por meio de estudo de caso, que buscou observar, na prática da microempresa, a presença das características destacadas no referencial teórico. Os dados foram coletados em campo por meio de entrevistas focalizadas, com uso de questionários aos especialistas de empresas. Observações diretas e análise de documentos como fontes de evidências também foram conduzidas. Os dados foram analisados qualitativamente. Como resultado, obteve-se uma proposta de modelo de PDP para microempresas do setor de vestuário com marca própria dividido em duas grandes etapas, a primeira de pesquisas e planejamento e a segunda como projetos individuais de produtos. O modelo mantém um formato simplificado, de fácil compreensão e com etapas adequadas ao ambiente destas organizações. O novo modelo tem como benefícios iniciais às empresas de pequeno e médio porte a facilidade de implementação em função de sua simplificação, permitindo que seja possível melhor programar o PDP e os processos de produção.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDissertações-
Título: dc.titleProposta de modelo de processo de desenvolvimento de produtos para indústria do vestuário de moda de micro e pequeno porte-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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