Educação matemática pela arte

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCifuentes, Jose Carlos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorGusmão, Lucimar Donizete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:25:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:25:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/31848-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31848-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa procura responder algumas questões que são apresentadas no problema, de caráter epistemológico e metodológico, nesta ordem: "Como a arte pode ser fonte de conhecimento para a matemática, visando seu ensino?" e "Em que medida a arte pode contribuir para uma metodologia de ensino da matemática que incorpore aspectos da estética da matemática?". A pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa "Educação Matemática e Interdisciplinaridade". Tem como finalidade obter subsídios teóricos para fortalecer a relação interdisciplinar entre matemática e arte, ou melhor, entre matemática e estética (a ciência do conhecimento sensível). Esta pesquisa é de natureza teórica, e a metodologia que construímos é a que segue, de forma resumida: após a leitura minuciosa das obras de Herbert Read, principalmente "A Redenção do Robô: meu Encontro com a Educação através da Arte", identificamos algumas palavras-chave, como educação, arte, estética, imaginação, intuição, razão, emoção, entre outras, as quais procuramos esclarecê-las e, em seguida, adaptá-las para o campo da Educação Matemática, observando, é claro, se tal adaptação fazia sentido. Fazendo sentido, procuramos ampliar o conceito dentro desse campo, visando uma construção da "Educação Matemática pela Arte". Assim, neste trabalho, buscamos estabelecer relações entre a matemática e a arte, bem como enfatizar a importância de se ascender ao conhecimento matemático por meio dos processos que envolvem, além da razão, também a sensibilidade no campo da matemática, e que estão relacionados com a intuição, a imaginação, a espontaneidade, a liberdade e a criatividade. Além disso, ressaltamos, ainda, a importância de oportunizar a experiência estética e permitir essa sensibilização a partir dessa experiência. A expectativa é que este trabalho possa contribuir também para fortalecer a interdisciplinaridade entre arte e matemática, visando o ensino desta última, apelando à suas capacidades estéticas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectArte e educação-
Título: dc.titleEducação matemática pela arte-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.