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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Vargas, Jose Viriato Coelho | - |
Autor(es): dc.contributor | Matos, Rudmar Serafim | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica | - |
Autor(es): dc.creator | Graciano, Vilmar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:43:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:43:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-08-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-08-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-08-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/31815 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31815 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta Tese apresenta um modelo computacional genérico para motores de ignição por compressão (ICO) que usam como combustível diesel, biodiesel e/ou gás natural (biogás) produzidos de microalgas. Um modelo matemático simplificado para operação do motor em regime transiente e em regime permanente, o qual combina princípios da termodinâmica clássica e transferência de calor, foi desenvolvido para o espaço de trabalho do motor (cilindro do motor) com objetivo de fornecer respostas rápidas durante o projeto de sistemas. O modelo é baseado em parâmetros geométricos e de operação do motor (rpm, diâmetros do pistão e do cilindro, curso do pistão, temperatura de operação do motor, relação de compressão do motor, relação ar/combustível) e é capaz de calcular a pressão, a temperatura e a composição da mistura gasosa dento do cilindro como função do tempo (ou do ângulo de giro do virabrequim), tornando possível avaliar, na operação do motor, a pressão média indicada, a potência e o torque indicados em função da velocidade angular. As perdas por atrito são quantificadas com base em correlações empíricas para motores ICO de injeção direta de combustível, de forma que a potência e o torque efetivos podem ser obtidos. O ajuste e validação experimental do modelo proposto foram realizados por comparação direta de resultados obtidos com dados experimentais previamente publicados e catálogos com curvas características de motores. O modelo foi então utilizado para conduzir uma análise paramétrica de forma que os parâmetros que mais afetassem a performance do motor fossem identificados, objetivando melhorar o projeto de motores e futuros estudos de otimização. Os resultados numéricos obtidos demonstram que se pode esperar que o modelo seja uma ferramenta simples, mas importante para o projeto, controle e otimização de motores ICO alimentados por misturas combustíveis de diesel, biodiesel, e gás natural combinando precisão com baixo tempo computacional. O modelo prova ainda que há possibilidade de usar biogás em misturas com diesel e biodiesel com consumo médio, até 13,6% menor em relação ao uso de diesel, quando é usado somente biogás e que na mesma situação o consumo médio de biodiesel é até 12,4% maior. Nessas situações, a perda de potência resultou em 2,3% em média usando somente biogás e 1,1% em média usando somente biodiesel. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Combustiveis para motores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodos de simulação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motores eletricos | - |
Título: dc.title | Modelagem e simulação de motores a ingnição por compressão (ICO) movida a misturas de diesel, gás natural e biodiesel | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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