Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silvestrin, Celsi Brönstrup | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, ,Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduaçao em Comunicação | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Denner Mariano de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:03:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:03:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-08-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/31770 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31770 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa busca compreender como é construída a situação de (in)visibilidade do Movimento Aprendizes da Sabedoria (MASA), que organiza detentores de ofícios tradicionais de cura (benzedeiras, benzedores, costureiros e costureiras de machucadura, etc.) na região centro-sul do Paraná desde 2008. O trabalho parte da hipótese de que a invisibilidade sofrida pelos movimentos sociais é política e tem relação direta com o estreitamento das portas do sistema político, não dependendo exclusivamente de sua entrada na cena pública e do acesso aos meios de comunicação de massa. Assim, procura sistematizar os processos políticos que favorecem o empoderamento do grupo e também caracterizar os processos de comunicação desenvolvidos pelo MASA em seus contextos de mobilização, com destaque para sua relação com o capital social e a comunicação pública. Em relação aos procedimentos metodológicos, adota-seoestudodecasoúnicointegrado,na perspectiva de classificação do MASA enquanto movimento social.Além disso, há odesenvolvimentodesua relaçãocom as noções deempoderamento, capitalsocial eacomunicaçãopúblicacomosubunidades. A partir disso, o estudo aponta os movimentos sociais como um espaço de mobilização permanente, numa relação bastante complexa com suas bases e também em relações sociais com outros atores através de redes, objetivandoconquistar o empoderamento formal (como aprovação das leis e aberturas de espaços de diálogo com o Estado), poderes identitários, econômicos, sociais, políticos e a capacidade de tomar decisões efetivas para uma resolução de seus problemas e conflitos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação de massa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimentos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capital social (Sociologia) | - |
Título: dc.title | A comunicação pública e o capital social do movimento aprendizes da sabedoria | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: