
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Marcella Lopes, 1974- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendes, Ana Luiza, 1982- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:19:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:19:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/31738 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31738 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Drª Marcella Lopes Guimarães | - |
| Descrição: dc.description | Autor não autorizou a divulgação do arquivo digital | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 06/05/2013 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: f.142-148 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: As cantigas de amigo galego-portuguesas nos rementem ao universo da dicotomia entre a oralidade e a escrita. Na verdade, para a sociedade medieval não havia contradição entre essas duas formas de expressão. De fato, a oralidade era bem mais praticada, sobretudo por seu caráter didático, mas, sem, contudo, se desfazer totalmente da escrita, veículo pelo qual nos foram legadas essas produções. Justamente essa escrita, o galego e o português, suscitam algumas indagações sobre o desenvolvimento de um precoce sentimento de "nacionalidade" ou pertencimento a uma determinada região, visto o fato de as preferirem ao latim. De toda forma, a utilização dessas línguas romances têm um caráter sintomático no desenvolvimento cultural e político da Península Ibérica, setores que também podem ser analisados através dessas produções, tal como o papel da mulher nessas sociedades. Da mesma forma que a escolha da língua para as produções, as cantigas de amigos suscitam indagações e sobre o eu-lírico nelas representadas. Este diz respeito à voz feminina que nos transmite situações do seu mundo e do local onde elas viveriam, como o movimento do sair e regressar das balsas, barcas e navios dos seus amores que neles vão embora ou regressam. A relação entre as mulheres e o ambiente e atividades marítimas, mote das barcarolas, também é representativo para a análise da sociedade e da cultura portuguesa e galega, uma vez que é uma produção sem precedentes. Ou seja, é genuinamente galego-portuguesa. Contudo, a visão que está por trás dessa voz feminina é masculina, pois são os homens, geralmente nobres, os seus artífices e é deles, portanto, que se perpetua a visão do desenvolvimento da sociedade portuguesa e galega medieval. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é a problematização do significado da representação do mar e do universo feminino nas cantigas de amigo galego-portuguesas, efetuada através de pesquisas nas áreas de História e Literatura, pretendo também analisar os limites e o significado real e ficcional da presença feminina como voz ativa das cantigas, assim como da sua relação com o tema marinho. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The Galician-Portuguese cantigas de amigo (literally "songs about boyfriend) bring the reader to the dichotomy between speech and writing. In fact, for the medieval society there was no contradiction between these two forms of expression. The speech was much more common, especially by its didactic character, but without get rid of writing, the midia through on which these works were immortalized. This writing raises some questions about the development of an early feeling of "nationality" or belonging to a particular region, since they were wrote in Galician and Portuguese instead of Latin. Anyway, the use of these romance languages has a symptomatic character in cultural and political development of Iberian Peninsula, allowing the analisis of ideas such as the role of women in these societies. The language choice is not the only one question that arises about the cantigas. The lyrical voice represented there is female, telling about her life, the place where she lives, and the departure and arrival of boats, barges and ships on which her love goes away or return. The relationship between women, the environment and the naval activities is the theme of the barcarolles, very representative for the analysis of Galician- Portuguese society and culture, because it is an unprecedented, genuinely Galician-Portuguese work. However, the thoughts behind this female voice is male, because the writers were men, usually noble ones. So, it is this male thinking that was perpetuated about the development of medieval Galician and Portuguese society. Thus, the objective of this work is the problematizacion of the meaning of representation of the sea and the feminine universe of the Galician-Portuguese cantigas de amigo effected through research in the areas of History and Literature, also intend to analyze the limits and meaning of real and fictional female presence as a voice of singing, as well as its relationship with the marine theme. | - |
| Formato: dc.format | 151 f. : il. (algumas color). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Poesia galego-portuguesa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Romantismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Poesia do mar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Oralidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Amor na literatura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mulheres na literatura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Homens na literatura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História | - |
| Título: dc.title | O sentido dos diálogos entre as mulheres e o mar nas cantigas de amigo galego-portuguesas do século XIII | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: