Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Aranha, José Marcelo Rocha, 1961- | - |
Autor(es): dc.contributor | Marin, Andreia Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Silveira, Eduardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:34:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:34:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/31729 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31729 | - |
Descrição: dc.description | Orientadores: José Marcelo Rocha Aranha, Andréia Aparecida Marin | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Biológicas. Curso de Graduaçao em Ciencias Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho trata da produção focada na relação entre a teoria estética e a educação ambiental. O problema que motiva a pesquisa é a aparente falta de consistência teóricometodológicas dos artigos apresentados no campo da educação ambiental. Nesse sentido, estabeleceram-se como objetivos o levantamento de artigos e trabalhos acadêmicos nas bases correntes de dados – Scielo e Google Acadêmico -, artigos veiculados em eventos da área (EPEAs, ANPED e Iberoamericano de Educação Ambiental) e no principal periódico científico do país (Revista Eletrônica do mestrado em Educação Ambiental da FURG). Os artigos levantados foram submetidos à análise e categorização, buscando-se destacar: foco de interesse; referencial teórico adotado e principais procedimentos metodológicos. Essa categorização permite evidenciar elementos avaliativos importantes para o desenvolvimento do campo. Foram analisados os artigos levantados das bases de dados e dos periódicos e dos eventos da área. Primeiramente analisaram-se os trabalhos levantados nas bases de dados. Os resultados são apresentados em dois blocos. O primeiro com artigos fazendo referência direta à estética e/ou arte; e o segundo com artigos tratando de aspectos relacionados a essa dimensão. A partir dos diretamente associados, foram estabelecidas as seguintes categorias: arte como princípio do trabalho educativo na educação ambiental; educação estética na construção de valores ambientais; arte-educação e educação ambiental; fundamentos da educação ambiental; ações culturais como ampliação da conscientização e organização com vistas à educação ambiental efetiva; teatro e educação ambiental. No segundo bloco, configuram-se: ludicidade associada a vivências na natureza; sensibilização associada a vivências na natureza; bases fenomenológicas da educação ambiental; a educação ambiental com base na sociopoética. Os referenciais teóricos apresentados nos trabalhos trazem aspectos de temas diversos, mas a fundamentação na teoria estética não está bem delimitada, exceto nos casos que tratam da fundamentação fenomenológica da educação ambiental. Isso repete um quadro comum no campo da educação ambiental, o que é discutido detalhadamente no trabalho. Quanto à natureza das pesquisas, a maioria dos trabalhos são ensaios teóricos e, nas pesquisas empíricas, estudos de caso. Da mesma forma como acontece para outros trabalhos no campo, os relatos de experiência são também comuns, não havendo apresentação clara de objetivos investigativos, o que reflete ainda uma confusão conceitual entre pesquisa e intervenção. Foi identificado apenas um trabalho com a metodologia da pesquisa-ação. Posteriormente analisaram-se os trabalhos de eventos específicos da área e do periódico da FURG que foram desenvolvidos em ambiente escolar. Os trabalhos levantados também foram separados nos blocos e categorizados. Os resultados se assemelham foram então comparados e somados aos resultados obtidos com a análise dos trabalhos referentes aos bancos de dados e assemelham-se a estes. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Título: dc.title | Fundamentos teórico-metodológicos em trabalhos de educação ambiental pela arte | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: