
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Monteiro Filho, Emygdio Leite de Araujo, 1957- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, Fernanda, 1984- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:27:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:27:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/31686 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31686 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Emygdio Leite de Araujo Monteiro Filho | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Biológicas. Curso de Graduaçao em Ciencias Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A identificação de mamíferos baseada na microestrutura dos pêlos vem sendo utilizada principalmente em estudos ecológicos e taxonômicos, tanto para análise de faunas regionais como para dieta de predadores. Outra área de aplicação para estudos com pêlos está relacionada com qualidade de fibras animais comercializadas, na epidemiologia, na paleontologia e arqueologia, no controle de qualidade de alimentos e até mesmo em investigações forenses. Este estudo trata da identificação baseada nas características estruturais das 18 espécies de marsupiais descritas para o Estado do Paraná com a elaboração de uma chave de identificação. Das 18 espécies somente duas não puderam ser diferenciadas, sendo Gracilinanus agilis e Gracilinanus microtarsus. Esta dúvida que surgiu na separação só poderá ser sanada mediante a uma análise dos espécimes em que as amostras foram retiradas. Dois novos padrões foram descritos, o chamado de graniforme para a espécie Chironectes minimus e o padrão chamado de compartimentalizado para a espécie Lutreolina crassicaudata. Neste trabalho foram utilizados para identificação padrões gerais cuticulares e medulares já descritos em trabalhos anteriores, porém quando um novo conjunto de organismos é considerado há a necessidade de se fazer adaptações destes padrões e como os pêlos de marsupiais comportam características evidentes para identificação quando comparados a outros grupos de mamíferos já estudados, isto nos permite criar novos critérios, baseados em padrões já descritos. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Marsupial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identificação | - |
| Título: dc.title | Identificação de marsupiais do Estado do Paraná com base na análise da microestrutura dos pêlos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: