Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schadeck, Ruth Janice Guse, 1957- | - |
Autor(es): dc.contributor | Randi, Marco Antonio Ferreira, 1965- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Villas Boas, Luiz Gustavo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:07:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:07:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/31633 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31633 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Ruth Anice Guse Schadeck | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Marco Antonio Ferreira Randi | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Biológicas. Curso de Graduaçao em Ciencias Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho teve como objetivo averiguar se o RPG, quando utilizado como instrumento educacional, proporcionam aos alunos uma melhora na aprendizagem. Há vários jogos cooperativos que poderiam ter sido utilizados em sala de aula, mas a opção foi pelo RPG, uma sigla inglesa para Role-Playing Game, que pode ser traduzido como jogo de interpretação de papéis ou de representação. Este jogo apresenta algumas características que fazem dele uma ótima ferramenta de aprendizagem, pois além de focar o conteúdo da disciplina que está sendo lecionada, ele estimula a cooperação entre colegas, permite que o aluno tenha uma maior socialização com a turma e por alguns instantes esqueça que está em sala de aula e libere sua criatividade, expondo suas idéias. O RPG foi aplicado em turmas do primeiro ano do ensino médio, em dois colégios, sendo ambos pertencentes à rede estadual de ensino. A elaboração do jogo foi feita após a análise do cronograma de aula dos professores das escolas selecionadas, para abordar um assunto de biologia que já tivesse sido lecionado até a data da aplicação do RPG, sendo o assunto relacionado a citologia. Para analisar a eficácia do jogo, foram aplicados dois questionários, um antes e outro após a sua execução, sobre o assunto lecionado. Também os professores das disciplinas responderam a um questionário sobre seus conhecimentos prévios de jogos cooperativos e suas opiniões sobre o jogo executado. Os resultados obtidos através dos questionários foram avaliados, para cada turma, demonstrando quais questões tiveram mudanças significativas; também foram analisadas as questões individualmente, e em conjunto através do teste de qui-quadrado, comprovando que o conhecimento adquirido após a aplicação do RPG foi significativo. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Título: dc.title | RPG auxiliando na aprendizagem e formação do aluno: experiência proporcionada pelo RPG em alunos do ensino médio | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: