Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Faraco, Cloris Ditzel | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Portella, Ana Carolina Portugal | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:49:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:49:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2002 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/31609 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31609 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Cloris Ditzel Faraco | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Embriões de aves são muito semelhantes aos embriões de mamíferos na complexidade morfológica e no curso geral do desenvolvimento. As células que irão formar os somitos encontram-se em duas largas bandas que correm longitudinalmente ao lado da notocorda e tubo neural já formado, a mesoderme paraxial. Ocorre uma regionalização da mesoderme paraxial para formar os somitômeros, estruturas que dão origem aos somitos. Os somitos são organizados em dermátomo, miótomo e esclerótomo por sinais provenientes da notocorda e tubo neural e vão contribuir com a formação da derme, músculos esqueléticos e vértebras, respectivamente. A crista neural é uma população de células que migra da porção dorsal do tubo neural, logo após o fechamento do mesmo após o término da neurulação. No tronco de embriões de aves, as células da crista neural migram por duas vias: a ventral, entre o tubo neural e os somitos, e a dorsolateral, entre a ectoderme e os somitos. As células que migram pela via ventral vão dar origem a células do Sistema Nervoso, a as que migram pela via dorsolateral vão dar origem a melanócitos. Na galinha Sedosa japonesa, as células que migram pelas vias dorsolateral e ventral vão dar origem a melanócitos, diferente da raça Leghorn, onde são observadas moléculas inibidoras de precursores de melanócitos na via ventral. É importante saber qual a interação entre as células de crista neural e os somitos destes embriões, buscando entender o possível papel dos somitos e componentes de matriz extracelular no direcionamento das células. Foram realizadas análises morfológicas dos somitos e citoquímicas que indicam a presença de ácido hialurônico em troncos de embriões das duas raças. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aves - Embrião | - |
Título: dc.title | Análise da influência da estrutura e composição do somito sobre o padrão migratório de células da crista neural em embriões de galinha Sedosa japonesa e Leghorn | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: