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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Rios, Flavia Sant'Anna, 1972- | - |
Autor(es): dc.contributor | Schadeck, Ruth Janice Guse, 1957- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Vlnieska, Vanessa, 1987- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:24:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:24:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/31593 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31593 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Flavia Sant'Anna Rios | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Ruth Janice Guse Schadeck | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo foi realizado na Universidade Federal do Paraná – UFPR (Curitiba, Paraná), durante parte do segundo semestre de 2012. Primeiramente, uma aula teórica foi ministrada aos alunos da turma do 2º período do curso de Biomedicina. Vinte e seis alunos participaram da análise no presente trabalho. Posteriormente, estes foram divididos em 2 grupos para realização de aula prática: Grupo I com 12 e Grupo II com 14 alunos. Foram empregados diferentes tipos de recursos didáticos: concreto (modelos didáticos tridimensionais) e virtual (imagens projetadas), respectivamente. Logo em seguida, os estudantes dos dois grupos foram reunidos e foi realizada a aplicação de uma avaliação, composta por 5 questões, das quais 4 eram diretas e 1 era discursiva. A mesma avaliação foi aplicada novamente 35 (trinta e cinco) dias depois para avaliar o grau de fixação dos conceitos introduzidos depois de passado algum tempo. Os resultados do estudo revelaram que os alunos apresentaram uma melhora na fixação dos conteúdos quando estes utilizaram o recurso virtual. O percentual de rendimento na avaliação da amostra no geral (sem a distinção do tipo de recurso didático) mostrou-se em sua maioria com conceito Bom e Muito Bom, igualmente quando comparado com a utilização do recurso concreto, que também apresentou maior percentual de rendimento nesses dois conceitos. Nos alunos testados após a utilização do recurso concreto, ainda observou-se que em nenhuma avaliação o conceito Fraco foi adquirido no percentual de rendimento, ao contrário do recurso virtual, em que parte dos alunos obtiveram esse conceito na primeira avaliação. Quando analisada a avaliação, foi possível observar que o desempenho dos alunos em sua maioria caiu da primeira para a segunda prova. Primeiramente nas questões diretas e nos diferentes recursos didáticos o menor desempenho observou-se na questão de número 3 – discursiva, um resultado igualmente verificado quando analisado de forma geral. O desempenho médio na questão discursiva quando avaliada por cada recurso didático, mostrou que os alunos apresentaram um desempenho baixo e que este caiu pela metade na segunda avaliação, tanto para o recurso concreto, quanto para o recurso virtual. O melhor desempenho foi observado na questão 4 (alternativas verdadeiras e falsas), também em todos os parâmetros analisados, com pequenas variações nas dificuldades. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
Palavras-chave: dc.subject | Embriologia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodos de ensino | - |
Título: dc.title | Aplicando diferentes recursos didáticos : uma avaliação de aprendizagem em embriologia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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