Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gioppo, Christiane, 1961- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Sionek, Alejandro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:29:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:29:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/31324 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31324 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Christiane Gioppo | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Partindo da premissa que os currículos são construções sociais do período em que foram constituídos, eles nos ajudam a entender melhor a formação de professores. Nesse sentido o presente estudo é um levantamento dos currículos e grades curriculares do curso de Ciências Biológicas da UFPR desde o curso de História Natural (HN) até a última versão de 2010. Esse levantamento foi complementado por entrevistas com três estudantes que vivenciaram a época de História Natural. As mudanças curriculares foram apresentadas em quatro fases: História Natural; Licenciatura em Ciências Biológicas; Ciências Biológicas (versão 1992) e Ciências Biológicas (versão 2008). Também se discorreu brevemente sobre o Curso de Licenciatura em Ciências. Durante essas fases houve mudanças na formação de professores. Os resultados apontam que o modelo 3 + 1 se perpetuou no curso e só na última reformulação surgiu o modelo 3 + 2, para o estudante que opta pela modalidade de Licenciatura. Com esse levantamento percebeu-se inúmeras lacunas nas informações sobre os cursos que vão desde a falta de documentação curricular do período de História Natural, dados mudanças curriculares, etc., nos diferentes currículos. Percebeu-se ainda que a formação de professores foi deixada em segundo plano em relação a de pesquisadores. Mesmo na última reformulação, a maior parte da carga horária foi voltada para disciplinas da modalidade Bacharelado, que possui duas ênfases em contraste com a modalidade Licenciatura com uma única ênfase, ressaltando a constituição de um campo de poder do Bacharelado no interior do curso. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Título: dc.title | 3+1: Que conta é essa? : um levantamento histórico sobre as (re) invenções no campo do currículo de biologia da UFPR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: