3+1: Que conta é essa? : um levantamento histórico sobre as (re) invenções no campo do currículo de biologia da UFPR

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Autor(es): dc.contributorGioppo, Christiane, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorSionek, Alejandro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:29:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:29:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-16-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/31324-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31324-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Christiane Gioppo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionResumo : Partindo da premissa que os currículos são construções sociais do período em que foram constituídos, eles nos ajudam a entender melhor a formação de professores. Nesse sentido o presente estudo é um levantamento dos currículos e grades curriculares do curso de Ciências Biológicas da UFPR desde o curso de História Natural (HN) até a última versão de 2010. Esse levantamento foi complementado por entrevistas com três estudantes que vivenciaram a época de História Natural. As mudanças curriculares foram apresentadas em quatro fases: História Natural; Licenciatura em Ciências Biológicas; Ciências Biológicas (versão 1992) e Ciências Biológicas (versão 2008). Também se discorreu brevemente sobre o Curso de Licenciatura em Ciências. Durante essas fases houve mudanças na formação de professores. Os resultados apontam que o modelo 3 + 1 se perpetuou no curso e só na última reformulação surgiu o modelo 3 + 2, para o estudante que opta pela modalidade de Licenciatura. Com esse levantamento percebeu-se inúmeras lacunas nas informações sobre os cursos que vão desde a falta de documentação curricular do período de História Natural, dados mudanças curriculares, etc., nos diferentes currículos. Percebeu-se ainda que a formação de professores foi deixada em segundo plano em relação a de pesquisadores. Mesmo na última reformulação, a maior parte da carga horária foi voltada para disciplinas da modalidade Bacharelado, que possui duas ênfases em contraste com a modalidade Licenciatura com uma única ênfase, ressaltando a constituição de um campo de poder do Bacharelado no interior do curso.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Título: dc.title3+1: Que conta é essa? : um levantamento histórico sobre as (re) invenções no campo do currículo de biologia da UFPR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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