Utilização de metodologia multicritério na avaliação de escolas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVolpi, Neida Maria Patias, 1953--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia-
Autor(es): dc.creatorMyszka, Eloi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:47:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:47:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/3126-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/3126-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Neida Maria Patias Volpi-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setores de Tecnologia e Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 2005-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Programação Matemática-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho teve como objetivo aplicar o método PROMETHEE a um conjunto deescolas estaduais da cidade de Guarapuava com o intuito de avaliar as condições de ensino.Freqüentemente verifica-se a grande preocupação dos pais na escolha de uma escola para seufilho e a dificuldade por parte da sociedade de poder avaliar as escolas públicas. Para aavaliação e comparação entre as escolas tem-se muitos critérios a considerar, diante disso ométodo pode ser aplicado. Para a avaliação das escolas usaram-se dados do Boletim da Escola2002, com avaliação dos alunos realizada em 2000, resultados do Censo Escolar 2002 erespostas do questionário submetido aos pais. O boletim fornece informações como:rendimento; índice de aprovação, reprovação e abandono; avaliação por parte dos pais;segurança; perfil dos pais; avaliação por parte dos alunos da escola e dos professores. Comonão há uma escola que tenha uma boa avaliação em todos os requisitos, o método utilizado éapropriado e fornece uma classificação levando em conta todos os critérios e os pesos dados acada um. Desta maneira o método foi aplicado em três cenários diferentes, sendo que em cadaum estabeleceram-se pesos diferentes aos critérios, finalmente aplicaram-se técnicas deanálise para verificar os critérios que mais se aproximam com o resultado obtido. Osresultados mostraram que a qualidade das escolas declina das cidades maiores para as cidadesmenores e do centro para os bairros e periferias. Conclui-se também que a qualidade da escolaestá diretamente ligada com as condições econômicas e culturais dos pais.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The objective of this paper is to apply the PROMETHEE’s method in a series of stateschools in Guarapuava with the purpose of considering the teaching and learning conditions.It’s frequently verified the parents’ worries about choosing a school to their kids and howdifficult it to the society to be able to evaluate the public schools. To the evaluate and to thecompare the schools there is a lot of criterions to be taken into consideration, based on that theprevious method can be applied. In the school’s assessment it was used information from the2002 school’s report card, with the students’ assessment done in 2000, results of the School’sCensus 2002 and answers of a questionnaire given to the parents. The report card givesinformation such as: grades; approval, disapproval and abandon rates; parents’ assessment;students’ security; parents’ profile, school and teacher’s assessment. As there is no schoolwith a good assessment in every analyzed aspect, the method used is appropriate and suppliesa classification considering every criterion and the weights given to each one. In this way, themethod was applied in three different cases, such that in each one, different weights were setup to the judgment; finally, techniques of analysis were applied to check the criterions that aremore similar to the result gotten. The results suggested that the school’s quality decreases from the bigger to the smaller cities and from downtown to neighborhood and suburbs. It isalso concluded that the school’s quality is related to the parents’ economics and cultural conditions.-
Formato: dc.formatx, 137f. : il.; tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise numérica-
Título: dc.titleUtilização de metodologia multicritério na avaliação de escolas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.