
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Nadja Nara Barbosa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Luciana Bacellar Leal | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:33:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:33:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/31210 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31210 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Nadja Nara Barbosa Pinheiro | - |
| Descrição: dc.description | Dissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Psicologia. Defesa: Curitiba, 12/04/2013 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: f. 91-93 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa apoia-se na hipótese de que a sugestão - abandonada como técnica nos primórdios da psicanálise - uma vez compreendida como processo inerente ao funcionamento psíquico, permanece atuante na transferência. A hipótese levantada parte da ideia de que o modo como Freud estabelece a noção de amor transferencial em seus textos pressupõe a existência de uma componente sugestiva, que se mantém, por parte do analisando, à revelia do analista e sem a qual não poderia haver o fenômeno transferencial. E ainda, o que faz do manejo da transferência, mesmo para o analista experiente, um campo sempre tão cheio de impasses e intercorrências. Ao propor um estudo da transferência, retomando-a pelo viés da sugestão - sobretudo a partir de sua função no amor transferencial - a pesquisa propõe indagar até que ponto, numa análise, pode de fato um analista ter as rédeas do que o sustenta como tal. Adotando uma sequência cronológica dos textos freudianos, o estudo segue, não estritamente a partir das referências conceituais - ainda que estas sejam o ponto de partida inevitável - mas, sobretudo, pelos efeitos da transferência na clínica: os caminhos (e descaminhos) pelos quais Freud foi levado a seguir, às vezes mais, às vezes menos inadvertidamente, ao longo do tratamento analítico. Após a contextualização da hipótese na introdução, a pesquisa segue com um segundo capítulo, no qual - por meio da análise dos escritos freudianos elaborados entre 1888 e 1905 - busca-se evidenciar o interesse de Freud pelo tema da sugestão, quando ainda sob a influência de Charcot e Bernheim, até suas indagações acerca dos efeitos da transferência oriundas da análise de Dora. Na sequência, o terceiro capítulo da dissertação perpassa textos relativos ao período da obra freudiana compreendido entre 1912 e 1915 - ocasião em que Freud dedica-se a questão transferencial de forma direta, legitimando-a como elemento central na clínica psicanalítica. Um quarto capítulo, mais amplo em termos cronológicos, contempla textos que vão de 1910 a 1937. O exame de textos situados em contemporaneidade aos artigos trabalhados no capítulo anterior, porém voltados ao amor não apenas circunscrito ao campo transferencial, visa salientar a compulsão à repetição até desembocar na formulação do conceito de pulsão de morte. A partir de escritos modulados pelo rearranjo pulsional imposto pela sistematização da pulsão de morte, o capítulo inclui ainda reflexões encontradas no período final da obra freudiana que sustentam a estreita conexão entre a perenidade da sugestão e o incontrolável da transferência. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research supports the hypothesis that the suggestion - abandoned as a technique in the early days of psychoanalysis - once understood as a process inherent in the psychic functioning, remains active in the transference. The hypothesis starts from the idea that the way Freud establishes the notion of transference's love in his texts presupposes the existence of a suggestive component, which remains on the part of the patient in default of the analyst, and without which there could be no transferential phenomenon. And yet, that makes the handling of the transference, even for the experienced analyst, a field always so full of dilemmas and complications. In proposing a study of the transference, returning to the bias of suggestion - especially from its role in transference's love - the research proposes to inquire to what extents an analyst can actually have the reins of the claims as such. Adopting a chronological sequence of Freudian texts, the study follows, not strictly from the conceptual references - although these are the fundamental starting point - but mainly by the effects of the transference in the clinic: the paths (and detours) by which Freud was taken through, sometimes more, sometimes less unintentionally during the analytical process. After the contextualization of the hypothesis in the introduction, the research continues with a second chapter, that - through the analysis of Freud's writings drafted between 1888 and 1905 - seeks to highlight Freud's interest in the subject of suggestion, while still under the influence of Charcot and Bernheim to their questions about the effects of the transfer from the analysis of Dora. Following the third chapter of the dissertation permeates texts relating to the period of Freud's work between 1912 and 1915: by that period Freud dedicated to the issue in a direct transference, legitimating it as a central element in psychoanalytic practice. A fourth chapter, broader in chronological terms, includes texts ranging from 1910 to 1937. An examination of a group of texts belonging to same period of time that the articles worked in the previous chapter, but devoted to love not just limited to the field of transference, is intended to emphasize the repetition compulsion to culminate in the formulation of the concept of death instinct. From writings modulated by rearranging instinctual imposed by systematization of the death drive, the chapter also includes reflections found in the final period of Freudian underpinning the close connection between the sustainability of suggestion and the uncontrollable in transference. | - |
| Formato: dc.format | 93 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Psicologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sugestão (Psicologia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Amor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transferencia (Psicologia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Neuroses | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
| Título: dc.title | Da sugestão ao amor, do amor à sugestão : um estudo sobre a transferência na obra freudiana | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: