Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Abili Lazaro Castro de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Parana. Setor de Ciencias Juridicas. Curso de Graduação em Direito | - |
Autor(es): dc.creator | Verfe, Wallace Wolski | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:06:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:06:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/31180 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31180 | - |
Descrição: dc.description | Apesar de séculos de convivência com a escravidão e a posterior ausência de políticas públicas para integração do negro na sociedade, paradoxalmente, o Brasil é apresentado, no plano discursivo, como um país caracterizado pela democracia racial, embora ainda se mantenha, no plano subjetivo da população, um remanescente racista. Mesmo sendo um tema de fundamental importância, a desigualdade racial só se tornou frequente na pauta das questões nacionais após o governo federal reconhecer internacionalmente a existência de discriminação contra negros no Brasil e prometer instituir medidas de discriminação positiva. Destacam-se, então, as "cotas raciais" no ensino superior público como uma espécie de ação afirmativa com sensibilidade para a discriminação racial sofrida pela população negra e indígena na sociedade brasileira. Trata-se de políticas públicas focalizadas que, como tais, não prescindem das chamadas políticas generalistas, mas, pelo contrário, lhes servem de instrumento garantidor de eficácia. Dessa forma, parte-se do pressuposto de que ao combater o racismo, luta-se contra um mal que atinge, indistintamente, toda a sociedade. Com efeito, busca-se, no plano prático, minimizar as desigualdades sociais entre brancos e negros, enquanto, no plano jurídico-político, visa-se à concretização do princípio da dignidade da pessoa e, principalmente, o princípio da igualdade (com ênfase em seu aspecto material). Sendo assim, é possível afirmar que as chamadas "cotas raciais" estão adequadas aos princípios constitucionais, bem como aos objetivos da República Federativa do Brasil. Num país de dimensões continentais e caracterizado pela pluralidade social, a ação afirmativa para negros no ensino superior público é um tema fascinante e polémico que, sem dúvida, gera diferentes repercussões e reações sociais, pois está intimamente ligado ao imaginário popular e à crença da existência de uma harmonia racial. Nesse contexto, o debate sobre a implantação das "cotas raciais" está redimensionando os discursos racistas, ampliando o debate público acerca da posição do negro no espaço social, bem como provocando uma tensão, sem precedentes, na sociedade brasileira sobre sua auto-imagem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Igualdade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Título: dc.title | O princípio constitucional da igualdade à luz das políticas de ação afirmativa para negros no ensino superior público | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: