Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Abili Lazaro Castro de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Parana. Setor de Ciencias Juridicas. Curso de Graduação em Direito | - |
Autor(es): dc.creator | Biscouto, Ralph Nowakowski | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:11:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:11:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/31145 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31145 | - |
Descrição: dc.description | O fenómeno da globalização, tomado em sua dimensão económica, provoca consequências negativas à conquista e à fruição de direitos. Um dos âmbitos em que se evidenciam resultados deletérios consiste na educação, direito fundamental de prestação estatal. Este trabalho tem por escopo evidenciar as mazelas decorrentes da globalização económica ante o quadro de expansão do ensino privado na realidade brasileira. Para tanto, utiliza-se o método teórico-reflexivo, intentando-se a efetivação de uma contextualização empírico-crítica. A globalização é correlacionada à erosão dos Estados-nação, circunstância evidenciada pela mitigação das fronteiras e da soberania nacionais, com o consequente esvaziamento do monopólio da coação legítima e do espaço de produção político-jurídica. Aborda-se a transnacionalização da economia, com o surgimento de empresas e organizações mundiais, bem como a constituição de uma nova divisão internacional do trabalho. Ganham relevo a apreciação da fundamentação teórica neoliberal e a formação de livres mercados. O estudo lança suas bases teóricas no constitucionalismo contemporâneo, evidenciando, de um lado, a perspectiva social do direito fundamental à educação, e, de outro, a sua conformação constitucional na realidade pátria. Destaca-se o caráter ideológico da educação na reprodução das condições sociais de sobrevivência. Com sustentação nos dados colhidos no Censo Escolar entre os anos de 1997 e 2007, evidencia-se a expansão quantitativa das instituições privadas de ensino, relacionada à privatização do ensino público. Resulta da contextualização desse panorama em face da globalização económica, a constatação da apatia política, a reprodução da lógica do mercado nas relações sociais, a afirmação do pensamento único, o rompimento de laços de solidariedade, a relativização da educação como direito social e um quadro de exclusão social. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Globalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e globalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | - |
Título: dc.title | O fenônomeno da globalização econômica e suas implicações na concretização do direito social à educação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: