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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Chueiri, Vera Karan de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Parana. Setor de Ciencias Juridicas. Curso de Graduação em Direito | - |
| Autor(es): dc.creator | Degraf, Rafael Jefferson | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:39:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:39:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/31071 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31071 | - |
| Descrição: dc.description | Objetivando -se uma reflexão ,pautada sobre a possibilidade de softwares livres figurarem como meio de promoção do direito à educação e combate à exclusão digital,buscou-se através do presente trabalho,abordar,de forma interdisciplinar, aspectos fundamentais atinentes ao tema,explorando e definindo termos ,tais como: hardware; software; código-fonte; e regime jurídico dos softwares. Contextualizou-se , o tema central,através do conceito de sociedade informacional e suas características, demonstrando a nova realidade instaurada ,caracterizada pela facilidade e agilidade da comunicação e utilização da informação como fonte de produtividade e podar na sociedade. Assim,considerando a exclusão digital como um fator agravante da exclusão social,destacaram-se os pressupostos para um combate efetivo da exclusão tecnológica, ou seja a utilização dos softwares livres, e a ênfase na educação. Fez-se, a partir desse ponto, um estudo sintético sobre a configuração histórica constitucional brasileira do direito à educação ,até sua conformação atual, quando então se discorre sobre os principais pontos atinentes à matéria. Finalmente,adentra-se o tema do software livre ,estabelecendo-se sua definição e apresentando-se algumas vantagens e desvantagens em seu uso,para só então ,de forma mais especifica,estabelecer conexões entre os temas software livre,direito à educação e inclusão digital. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Software livre | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exclusao digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociedade da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Direito a educação | - |
| Título: dc.title | Software livre como meio de promoção à educação e combate à exclusão digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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