Contribuição dos processos de memória organizacional para o fundo setorial - CT - infra na UFPR

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Autor(es): dc.contributorSilva, Helena de Fátima Nunes, 1956--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorPereira, Maria Olívia Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:15:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:15:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/31021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31021-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Helena de Fátima Nunes Silva-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Defesa: Curitiba, 25/04/2013-
Descrição: dc.descriptionBibliografia : f. 111-117-
Descrição: dc.descriptionResumo: Pesquisa qualitativa e descritiva sobre a contribuicao dos processos de Memoria Organizacional para o Fundo Setorial - MCTI/FINEP - CT-INFRA na Universidade Federal do Parana e a percepcao dos profissionais envolvidos nesse projeto. Verifica e identifica os processos de registro, disseminacao, compartilhamento (trocas), uso e reuso das informacoes e conhecimentos utilizados na elaboracao e na producao do projeto. Utiliza como fontes de evidencias a observacao participante, a analise documental e questionario. Indica como categorias de analise, o processo de captura, organizacao, divulgacao, utilizacao, compartilhamento e reutilizacao de informacoes extraidas da pratica. Identifica pela Analise de Conteudo, dos discursos de professores lideres de area, a existencia de um processo sistematico de registro das praticas desenvolvidas na elaboracao dos subprojetos. Constata a reutilizacao (licoes aprendidas) do conhecimento tacito e explicito desenvolvido pela equipe envolvida na elaboracao dos subprojetos, como fator importante para a tomada de decisao e distribuicao dos recursos financeiros nas areas tematicas (subprojetos). Observa que os conhecimentos oriundos das praticas desses profissionais podem ser perdidos devido a falta de compartilhamento e registro das informacoes. Aponta a Memoria Organizacional como processo que contribui para desenvolvimento de uma nova percepcao e consciencia de gestao na estruturacao da pesquisa na Instituicao. Conclui que e a partir do registro e reflexao sobre a pratica, pela observacao do contexto em que se desenvolvem os subprojetos e pela percepcao dos profissionais que podem ser encontradas solucoes pontuais na resolucao de problemas. Solucoes estas que podem ser aplicadas a outros projetos institucionais, consolidando o armazenamento e reutilizacao das informacoes advindas desse processo.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Descriptive and qualitative research on the contribution of Organizational Memory processes for Sectorial Fund - MCTI / FINEP - CT-INFRA at the Federal University of Parana and the perception of the involved professionals in this project. Verifies and identifies the processes of registration, dissemination, sharing, use and reuse of information and knowledge in the development and production of the project. Uses as sources of evidence participant observation, document analysis and questionnaire. Indicating as categories of analysis, the capture process, organization, dissemination, use, sharing and reuse of information extracted from practice. Identifies the content analysis, the leading professors of the area's speeches, and the existence of a systematic record of the practices developed in the preparation of subprojects. Observes the reuse (lessons learned) of the tacit and explicit knowledge carried out by the team involved in the preparation of subprojects, an important factor for the decision-making process and distribution of financial resources on the thematic areas (subprojects). Points out that the knowledge derived of these professionals' practices may be lost due to lack of information's recording and sharing. Points out the Organizational Memory as a process that contributes to the development of a new perception and management awareness on the structuring of the research at the institution. The conclusion is that from the registry and reflection on practice, by observing the context in which are subprojects developed and by the professional's perception that specific solutions can be found to find problems' solutions. These solutions can be applied to other institutional projects, consolidating the record and reuse of information resulting from this process.-
Formato: dc.format127f. : il. [algumas color].-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento - Estudo e ensino (Superior)-
Palavras-chave: dc.subjectCultura organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectGerenciamento da informação-
Palavras-chave: dc.subjectAlocação de recursos - Estudo e ensino (Superior)-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da Informação-
Título: dc.titleContribuição dos processos de memória organizacional para o fundo setorial - CT - infra na UFPR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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