Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Helena de Fatima Nunes, 1956- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Maria Olívia Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:28:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:28:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/31021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/31021 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Pesquisa qualitativa e descritiva sobre a contribuicao dos processos de Memoria Organizacional para o Fundo Setorial - MCTI/FINEP - CT-INFRA na Universidade Federal do Parana e a percepcao dos profissionais envolvidos nesse projeto. Verifica e identifica os processos de registro, disseminacao, compartilhamento (trocas), uso e reuso das informacoes e conhecimentos utilizados na elaboracao e na producao do projeto. Utiliza como fontes de evidencias a observacao participante, a analise documental e questionario. Indica como categorias de analise, o processo de captura, organizacao, divulgacao, utilizacao, compartilhamento e reutilizacao de informacoes extraidas da pratica. Identifica pela Analise de Conteudo, dos discursos de professores lideres de area, a existencia de um processo sistematico de registro das praticas desenvolvidas na elaboracao dos subprojetos. Constata a reutilizacao (licoes aprendidas) do conhecimento tacito e explicito desenvolvido pela equipe envolvida na elaboracao dos subprojetos, como fator importante para a tomada de decisao e distribuicao dos recursos financeiros nas areas tematicas (subprojetos). Observa que os conhecimentos oriundos das praticas desses profissionais podem ser perdidos devido a falta de compartilhamento e registro das informacoes. Aponta a Memoria Organizacional como processo que contribui para desenvolvimento de uma nova percepcao e consciencia de gestao na estruturacao da pesquisa na Instituicao. Conclui que e a partir do registro e reflexao sobre a pratica, pela observacao do contexto em que se desenvolvem os subprojetos e pela percepcao dos profissionais que podem ser encontradas solucoes pontuais na resolucao de problemas. Solucoes estas que podem ser aplicadas a outros projetos institucionais, consolidando o armazenamento e reutilizacao das informacoes advindas desse processo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações | - |
Título: dc.title | Contribuição dos processos de memória organizacional para o fundo setorial - CT - infra na UFPR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: