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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gediel, José Antônio Peres, 1953- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Direito | - |
| Autor(es): dc.creator | Folly, Felipe Bley | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:28:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:28:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/30957 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30957 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: José Antônio Peres Gediel | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Direito | - |
| Descrição: dc.description | Parte-se de uma análise da concepção de Educação nas Constituições brasileiras, especialmente do tratamento dado ao tema pela Constituição de 1988. Tal investigação se dá a partir das idéias de Paulo Freire, que pensou a educação de forma libertadora, crítica e conscientizadora, procura-se, então, defender a utilização da Educação libertadora como guia para uma nova análise constitucional do tema Educação. E a partir de tais marcos teóricos, busca-se uma ligação ao tema Direitos Humanos, com a construção de uma Educação para os Direitos Humanos, a qual tem como principal objetivo a refundação do discurso de tais Direitos desde uma concepção popular, em que o povo assume seu valor para além do sistema vigente (as noções de totalidade e exterioridade apresentadas por Enrique Dussel se fazem presentes). A Educação para os Direitos Humanos é, então, alternativa para se repensar o próprio significado de Educação como direito fundamental e o discurso vigente dos Direitos Humanos. Ainda, o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) se apresenta como ferramenta para a implementação destas discussões no Brasil. | - |
| Formato: dc.format | 61 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Direito constitucional - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Direito à educação | - |
| Título: dc.title | O medo do direito : a coragem da educação libertadora: uma reinvenção possível e necessária dos direitos humanos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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