Distintas perspectivas de aquisição da língua escrita e a formação do professor que busca alfabetizar-letrando

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Autor(es): dc.contributorGuimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorSigwalt, Carmen Sá Brito-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:41:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:41:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/30651-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30651-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Sandra Regina Kirchner Guimarães-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 07/06/2013-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls. 207-224-
Descrição: dc.descriptionResumo: Estudo teórico que analisa as diferentes perspectivas de aquisição da linguagem escrita: tradicional, construtivista psicogenética, métodos fônicos e letramento. O referencial de análise é a concepção de alfabetizar letrando, na qual a alfabetização (domínio do sistema gráfico) e o letramento (uso da leitura e da escrita nas diversas funções sociais) são trabalhadas conjuntamente. Uma segunda análise destaca três momentos da formação de alfabetizadores: o tradicional, o construtivista e a tentativa de superação destas duas abordagens. Os resultados do estudo evidenciaram o afastamento das diversas perspectivas metodológicas da concepção de alfabetizar letrando e a necessidade da formação de alfabetizadores considerar a alfabetização e o letramento como ações indissociáveis.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: A theoretical study which analyses the different perspectives of the acquisition of written language: the traditional method, the psycogenetic constructivism, the phonic methods and the whole language approach. The parameter for analysis is the assumption of literacy through the whole language approach in which learning to read and write (mastering the graphic system) and literacy (appropriate use of reading and writing in different social functions) are developed together. A second analysis points out three moments in the preparation of teachers: the traditional, the constructivist and finally the attempt to overcome these two perspectives. The results of the study point out that there is a gap between these three methodological perspectives and the notion of preparing teachers who consider that mastering the graphic system and becoming competent users of language in its several social functions are inseparable teaching actions.-
Formato: dc.format224 f. : grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectAquisição da segunda linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleDistintas perspectivas de aquisição da língua escrita e a formação do professor que busca alfabetizar-letrando-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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