O dedo na ferida : uma leitura Bakhtiniana de malagueta, perus e bacanaço

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVenturelli, Paulo Cesar, 1950--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras-
Autor(es): dc.creatorCit, Simone do Rocio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:56:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:56:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/30634-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30634-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Paulo Venturelli-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 28/07/2005-
Descrição: dc.descriptionBibliografia : fls. 72-81-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo sobre o conto "Malagueta, Perus e Bacanaço", de João Antônio, utiliza como principal referência parte da obra do pensador russo Mikhail Bakhtin, sobretudo o texto intitulado "O autor e o herói na atividade estética". Interessa-nos demonstrar que o conto em questão é, do ponto de vista bakhtiniano, esteticamente produtivo e que, contrariando o projeto literário de João Antônio no qual a visão do autor deve confundir-se com a visão do herói, há uma exotopia materializada no conto em questão. Investigamos o autor-criador, componente da obra, posição estético-formal materializadora de posições axiológicas refratadas nas vozes dos heróis, distinguindo-o do autor-pessoa, componente da vida, engajado num projeto de construção da literatura nacional. O conto relata o percurso de três malandros jogadores de sinuca pelos bairros de São Paulo, sendo que o jogo, considerado por Bakhtin como forma de carnavalização, foi também uma questão analisada.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study about the story "Malagueta, Perus e Bacanaço" by João Antônio, uses as main reference part of the work of the Russian philosopher Mikhail Bakhtin, mainly his text entitled "The author and the hero at the aesthetic activity". The interest is to show that the story is, from the Bakhtin's point of view, aesthetically productive, opposing the literary project of João Antônio in which the author's vision should confound itself with the hero's vision. There is an exotopy in the João Antônio's story. This study had investigated the author-creator, component of the work, aesthetic-formal position that materializes axiological positions refracted in the heros voices, distinguishing him from the author-person, component of life, engaged at the project of constructing the national literature. The story tells the passage of three scoundrels, snooker players in the quarters of São Paulo, and the snooker game, considered by Bakhtin a way of carnivalization, was also an analyzed question.-
Formato: dc.format81f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectAntonio, João, 1937-1996-
Palavras-chave: dc.subjectBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Letras-
Palavras-chave: dc.subjectIntertextualidade-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura comparada-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Título: dc.titleO dedo na ferida : uma leitura Bakhtiniana de malagueta, perus e bacanaço-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.