A mídia e o mito do herói : analisando as matérias do caderno de esportes da folha de São Paulo a partir do caso Ronaldo (2008-2011)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCapraro, André Mendes-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorCavalcanti, Everton de Albuquerque-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:03:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:03:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-19-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/30628-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30628-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. André Mendes Capraro-
Descrição: dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa: Curitiba, 01/03/2013-
Descrição: dc.descriptionBibliografia : fls. 119-136-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentraçao: Exercício e esporte-
Descrição: dc.descriptionResumo: As narrativas apresentadas pela imprensa são um terreno propício para a veículação da imagem do esportista como figura heroica, que sai do cotidiano, perpassa por caminhos desconhecidos, supera obstáculos intransponíveis e retorna a sua comunidade com a conquista da vitória almejada. Através disso, objetivamos analisar e refletir como o caderno de esportes da Folha de São Paulo retratou a imagem de Ronaldo a partir das matérias publicadas entre 2008 e 2011, período referente ao seu retorno para o futebol brasileiro. Em se tratando de uma pesquisa qualitativa, baseada na análise dos processos históricos, nos apoiamos na história do tempo presente, definida como uma história inacabada, que visa pesquisar o tempo do seu próprio objeto. O material de análise (fontes históricas) se refere ao periódico Folha de São Paulo, veículo de comunicação disponível nas bancas de jornal, na internet e no portal UOL. A escolha se definiu pelo fato de Ronaldo ter sido contratado por um clube da cidade de São Paulo, acarretando maior exposição de sua imagem nos veículos de comunicação local. Junto a isso, a elevada quantidade de notícias observadas, que se enquadravam no recorte temporal, inviabilizou a utilização de mais de um jornal, levando-nos a delimitar a pesquisa nas análises da Folha de São Paulo, partindo especificamente do tema caracterizado pela figura de Ronaldo. A partir do interesse em retratar o herói através de um estudo histórico-social do futebol, analisamos inicialmente as fontes, as quais apresentaram correlação com a teoria escolhida. Subdividimos os capítulos de acordo com a relevância de assuntos relacionados ao tema e utilizamos o material de análise de maneira com que suprisse as necessidades reflexivas das discussões abordadas. Em conjunto com a análise de fontes, utilizamos dos pressupostos teóricos elaborados por Joseph Campbell, que fala da ideia do "ciclo do mito do herói". O ciclo do mito do herói se define pela saída do sujeito de seu mundo cotidiano, perpassando pelo limiar da aventura, onde encontrará desafios desconhecidos que testarão sua natureza heroica. O indivíduo, então, retorna ao limiar com o elixir da vitória que redimirá o seu povo, proporcionando experiência e sabedoria pela autoconquista, encerrando o ciclo mítico. Em seguida, partimos para uma caracterização do jornalismo esportivo no editorial de esportes da Folha de São Paulo, que demonstrou particularidades acerca da subjetividade e da ideologia implícitas ao veículo de comunicação em foco. As narrativas pesquisadas, sobre o retrato de Ronaldo, apresentaram como a Folha de São Paulo constrói o cenário esportivo a partir dos fatos apresentados pela realidade, permeando suas análises através de estratégias discursivas que utilizam da imagem do atleta como protagonista. A utilização do herói, como personagem de histórias criadas pelo periódico, justifica-se pela necessidade de identificar o atleta como uma referência esportiva e social capaz de afetar o imaginário do torcedor. Tais estratégias visam desenvolver as práticas de consumo do veículo de comunicação e, consequentemente, do espetáculo esportivo pautado atualmente pela lógica da indústria cultural de entretenimento. Em determinados discursos, observamos que o jornal enalteceu a figura de Ronaldo, construindo um cenário de mitificação do herói esportivo, através do sentimentalismo proposto por narrativas folhetinescas que objetivam atingir o leitor através da paixão, característica da identidade futebolística brasileira. Assim como nas notícias que tratam das conquistas, as narrativas dos fracassos do atleta utilizam do protagonismo, caracterizado pela trajetória permeada pelas vitórias anteriores, para vilanizar o sujeito que falhou e não correspondeu às expectativas. Por último, identificamos que no pronunciamento de encerramento da carreira de Ronaldo, o jornal consolidou e legitimou o discurso expresso pelo atacante.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The narratives presented by the press are a propitious place to spread the image of the sportsman as heroic figure, who comes out of the everyday, goes through paths unknown, overcomes insurmountable obstacles and returns to his community with the achievement of victory. On this way, we aim to analyze and reflect about how the sports section newspaper Folha de Sao Paulo described Ronaldo?s image, based on articles published between 2008 and 2011, which was the period through his return to Brazilian football. In terms of qualitative research, based on analysis of historical processes, we rely in the history of the present time, defined as an unfinished history, which aims to investigate the time of its own study object. The material of analysis (historical sources) refers to periodic Folha de Sao Paulo, a communication vehicle available on newsstands, on the Internet and on the UOL website. The option was realized because of the fact that Ronaldo had been employed by a football club from Sao Paulo, resulting in the greatest exposure of his image in local media. Along with this, there was observed a high amount of news in the period delimited. So, we limited the research on the analysis of only one newspaper, which is Folha de Sao Paulo, investigating specifically the theme characterized by the figure of Ronaldo. Initially, we analyzed the sources, which presented correlation with the chosen theory, in order to characterize the hero through a socio-historical study of football. We subdivided the chapters according to the relevance of subjects related to the theme and, also, we used the sources in order to satisfy the needs from the reflective discussions developed. Within the analysis of sources, we used the theory elaborated by Joseph Campbell, who established the idea of the "hero myth cycle". The hero myth cycle is defined by the individual that leaves his everyday world and breaks the threshold of adventure, where he will find unknown challenges which will test his heroic nature. After this, the individual returns to the threshold with the victory elixir, which will redeem his people, giving them experience and wisdom by providing self-conquest, ending the mythic cycle. Accordingly to this, we made a characterization of sports journalism in Folha de Sao Paulo sports editorial, which showed particularities about the subjectivity and ideology implied in the periodic that was analyzed. The narratives researched about Ronaldo?s image showed how Folha de Sao Paulo builds sports scene, from the facts presented by reality, permeating its analyzes through discursive strategies, which use the image of the athlete as a protagonist. The use of the hero, as the character from stories created by the journal, is justified by the need for identifying the athlete as a sports and social reference, able to affect the fans imagination. Such strategies aim to develop the consumption practices of both journal and sports spectacle, which is ruled by the logic of cultural entertainment industry. In some discourses, we observed that the newspaper praised the figure of Ronaldo from a construction of a sports heroe mythologizing scenario. In order to this, the journal used the sentimentality proposed by romantic narratives that aims to reach the reader through the passion, which is a characteristic of Brazilian football identity. As the news about that deal conquests, the narratives about athlete?s failures also use the protagonism of a player to transform the heroe in a villain, who failed and did not correspond to expectations. At last, we identified that the newspaper consolidated and legitimized the discourse expressed by Ronaldo, about the end of his career.-
Formato: dc.format136f. : il., [algumas color].-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação fisica-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo esportivo-
Palavras-chave: dc.subjectJogadores de futebol-
Título: dc.titleA mídia e o mito do herói : analisando as matérias do caderno de esportes da folha de São Paulo a partir do caso Ronaldo (2008-2011)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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