Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Aires, Joanez Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Ciências e em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Tobaldini, Bárbara Grace | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:17:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:17:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/30605 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30605 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar quais os Saberes Docentes foram elaborados pelos Bolsistas de Iniciação a Docência que participaram do PIBID/ Subprojeto Química no período correspondente a Abril de 2010 a Abril de 2012. Para desenvolver esta investigação, foi necessário relacionar a formação de professores com as políticas educacionais, já que o PIBID é um programa de âmbito nacional e que vem se expandindo no país, bem como, analisar os Saberes Docentes para a formação de professores a partir de autores como Carvalho e Gil-Pérez (2001); Gauthier et al., (2006) e Tardif (2010).Para contemplar o objetivo desta investigação, foram selecionados 12 Bolsistas de Iniciação à Docência, separados em dois grupos, com seis bolsistas cada. Um dos grupos reúne os bolsistas que ao ingressarem no Subprojeto já possuíam certa experiência com a docência, enquanto que o outro grupo foi formado pelos bolsistas que tiveram o primeiro contato com a sala de aula, e professores, a partir do Subprojeto. Para constituir o corpus da pesquisa, analisaram-se dois instrumentos: o diário de pesquisa e a entrevista, ambos, relatavam as experiências vivenciadas pelos bolsistas a partir da prática escolar, como também, as atividades realizadas pelo Subprojeto na Universidade. Os instrumentos foram analisados com base na Analise Textual Discursiva, e possibilitaram identificar a elaboração de quatro Saberes Docentes, sendo eles: Saber Fazer Docente, Saber de Formação e Saber Relacionar-se e Saber Pessoal. Os três primeiros saberes docentes, foram elaborados pelos dois grupos de bolsistas e o Saber Pessoal, apenas pelo grupo de bolsistas sem experiência. Embora, os dois grupos apresentem três saberes docentes iguais, a maneira como eles foram elaborados foi distinta, pois o fato de ter ou não uma experiência prévia com a docência, influenciou na maneira como articularam, observaram e vivenciaram a prática escolar. A partir da identificação dos Saberes Docentes foi possível verificar a aproximação desses com a aprendizagem sobre a docência e inferir sobre os possíveis impactos desse Subprojeto, tanto para as escolas de educação básica, quanto para a formação dos futuros professores. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Politicas publicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | Os saberes docentes na formação de professores | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: