Os saberes docentes na formação de professores

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Autor(es): dc.contributorAires, Joanez Aparecida-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorTobaldini, Bárbara Grace-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:17:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:17:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/30605-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30605-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar quais os Saberes Docentes foram elaborados pelos Bolsistas de Iniciação a Docência que participaram do PIBID/ Subprojeto Química no período correspondente a Abril de 2010 a Abril de 2012. Para desenvolver esta investigação, foi necessário relacionar a formação de professores com as políticas educacionais, já que o PIBID é um programa de âmbito nacional e que vem se expandindo no país, bem como, analisar os Saberes Docentes para a formação de professores a partir de autores como Carvalho e Gil-Pérez (2001); Gauthier et al., (2006) e Tardif (2010).Para contemplar o objetivo desta investigação, foram selecionados 12 Bolsistas de Iniciação à Docência, separados em dois grupos, com seis bolsistas cada. Um dos grupos reúne os bolsistas que ao ingressarem no Subprojeto já possuíam certa experiência com a docência, enquanto que o outro grupo foi formado pelos bolsistas que tiveram o primeiro contato com a sala de aula, e professores, a partir do Subprojeto. Para constituir o corpus da pesquisa, analisaram-se dois instrumentos: o diário de pesquisa e a entrevista, ambos, relatavam as experiências vivenciadas pelos bolsistas a partir da prática escolar, como também, as atividades realizadas pelo Subprojeto na Universidade. Os instrumentos foram analisados com base na Analise Textual Discursiva, e possibilitaram identificar a elaboração de quatro Saberes Docentes, sendo eles: Saber Fazer Docente, Saber de Formação e Saber Relacionar-se e Saber Pessoal. Os três primeiros saberes docentes, foram elaborados pelos dois grupos de bolsistas e o Saber Pessoal, apenas pelo grupo de bolsistas sem experiência. Embora, os dois grupos apresentem três saberes docentes iguais, a maneira como eles foram elaborados foi distinta, pois o fato de ter ou não uma experiência prévia com a docência, influenciou na maneira como articularam, observaram e vivenciaram a prática escolar. A partir da identificação dos Saberes Docentes foi possível verificar a aproximação desses com a aprendizagem sobre a docência e inferir sobre os possíveis impactos desse Subprojeto, tanto para as escolas de educação básica, quanto para a formação dos futuros professores.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDissertações-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectPoliticas publicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleOs saberes docentes na formação de professores-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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