Mudanças ambientais e estrutura de relacionamento do corredor de transporte centroleste

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Autor(es): dc.contributorSilva, Clovis Luiz Machado da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas-
Autor(es): dc.creatorCunha, Cleverson Renan da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:58:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:58:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-20-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-20-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/30578-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30578-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo central desta pesquisa foi identificar a influência de mudanças ambientais no padrão de relacionamento de uma rede de organizações. Na busca desse alvo, foi analisado o impacto da mudança cambial brasileira de janeiro de 1999, na rede formada pelos participantes do Corredor de Transporte Centro leste. Além desse objetivo, esta pesquisa identificou a estrutura de relações da rede com base na existência ou não do relacionamento, sua periodicidade, razão e base predominantes, a importância do relacionamento e as atividades realizadas em conjunto, com o intuito de tornar possível a comparação dos padrões anteriores e posteriores da estrutura da rede. A população do presente estudo foi composta pelas organizações participantes do Corredor, e sua amostra, pelas empresas que participam de forma ativa desse processo associativo, num total de 24 empresas distribuídas em instituições públicas, portos, ferrovias, siderúrgicas, Estações Aduaneiras de Interior - EADI - e empresas de logística. A análise dos dados foi dividida em duas fases: a primeira procurou compreender as mudanças ambientais mais significativas nos últimos anos para a rede, partindo de um tema amplo, globalização, até a mudança que foi referência para este estudo, a mudança da política cambial em janeiro de 1999. Para a compreensão desse fenômeno, foi adotada a análise de rede como metodologia básica, aliada a técnicas da estatística descritiva. O delineamento da pesquisa foi de levantamento e a perspectiva de análise, seccional com avaliação longitudinal da rede antes e depois da mudança. Concluiu-se que a rede é pouco complexa, formalizada e centralizada, tendo sua estrutura de relações caracterizada pela especialização de tarefas, com alta densidade de relacionamento, principalmente nas relações intragrupais, tendo seus membros relações não oportunistas. A base de contato dominante parece ser os relacionamentos voluntários, com grande periodicidade dos contatos, centrados nas atividades econômicas e tendo como objetivo principal a troca de informações. O instrumento de pesquisa adotado não conseguiu identificar grandes influências no padrão de relacionamento da rede. A mudança principal se deu com a entrada de novos membros, mas de forma tímida.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectRelações interorganizacionais-
Palavras-chave: dc.subjectTranporte de mercadorias-
Título: dc.titleMudanças ambientais e estrutura de relacionamento do corredor de transporte centroleste-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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