
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Helena de Fátima Nunes, 1956- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação | - |
| Autor(es): dc.creator | Holzmann, Eneida Regina Fabian | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:44:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:44:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/30521 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30521 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profª. Drª. Helena de Fátima Nunes Silva | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Defesa: Curitiba, 28/03/2013 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 97-102 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Gestão da Informação e do conhecimento | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Analisa os elementos das comunidades de prática correlacionados à terapia comunitária no contexto de grupos de intervisão. Pauta-se pela Política Nacional de Saúde Mental do Brasil, que exige a criação de uma diversidade de serviços extrahospitalares e de base comunitária. Discute a necessidade de dispor de instrumentos que facilitem a comunicação e a troca de conhecimentos, e de promover a colaboração entre os diversos atores que compõem o Sistema Único de Saúde: políticos, profissionais, usuários, familiares, rede social e institucional envolvida. Apresenta o estudo e a análise dos dados coletados por meio da observação direta, análise documental e entrevistas narrativas, relativos aos grupos de intervisão em terapia comunitária, para aproximação com o conceito de comunidades de prática. Constata, por meio da categorização estabelecida no roteiro para observação e entrevista narrativa, a presença de características básicas das CoPs (domínio, comunidade, prática) e os modos de participação e relacionamento (engajamento mútuo, empreendimento conjunto e repertório compartilhado) no contexto dos grupos de intervisão. Conclui que existe forte conexão entre os participantes, sua prática e a comunidade, que atendem com paixão, dedicação, entusiasmo, associando seu crescimento pessoal, familiar e profissional à prática em terapia comunitária. Finaliza confirmando a valorização da intervisão como recurso para compartilhamento e produção de conhecimento em saúde. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation assesses the elements that comprise the communities of practice (CoPs) associated with community therapy services within the context of the intervision groups. The study was carried out in the light of the national Brazilian Mental Health Policy that calls for creating a wide range of extra-hospital services and grassroots. It discusses the need of having tools at hand that will facilitate communication and knowledge exchange, and foster cooperation among the different actors that are part of the Unified Health System (SUS), e.g. politicians and professionals, users and family members, social and institutional network involved. It presents the study and assessment of data collected via direct observation, documentary analysis and interviews related to community therapy intervision groups in order to become closer to the concept of communities of practice. It identified via the classification determined by the observation and interview script the presence of basic CoP characteristics, e. g. domain, community, practice; and means of participation and relationship, e. g. mutual engagement, joint enterprise and shared repertoire. Findings show a strong connection between the participants, their practice and the community to which they provide committed, dedicated and enthusiastic services, associating their personal, domestic and professional growth to the practice of community therapy.The study concludes confirming the significance of intervision as a resource for sharing and producing health related knowledge. | - |
| Formato: dc.format | 110f : il., grafs., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Serviços de saúde mental - Administração | - |
| Título: dc.title | Aproximações dos conceitos de comunidades de prática e intervisão em terapia comunitária : contribuições para o compartilhamento e a produção de conhecimento em saúde mental no Paraná | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: