
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Romanelli, Guilherme Gabriel Ballande | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ilari, Beatriz Senoi | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Barbosa, Vivian Dell'Agnolo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:31:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:31:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-27 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/30515 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30515 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A implantação da Lei 11.769/08 (BRASIL, 2008), que institui a música como conteúdo obrigatório da disciplina de Artes, trouxe à tona não somente a necessidade de reflexão sobre a formação musical de professores, mas também a busca de uma solução para o problema que se apresentou: o professor unidocente que agora também deve ensinar Música, porém, frequentemente não se sente capacitado para abordar tal conteúdo (SOUZA, 2002; FIGUEIREDO, 2001). Diante desse panorama, iniciou-se, em grande parte do país, um processo de produção de materiais didáticos para o ensino de música na educação básica voltados ao professor unidocente. Nesta pesquisa analisam-se três coleções de livros didáticos, mais especificamente os livros do 1º. ano do ensino fundamental, com o objetivo de discutir o material didático de música de forma qualitativa, sob os critérios do Parâmetros Curriculares Nacionais e o embasamento de vários teóricos que discorrem sobre a importância do material didático na sala de aula, como Claire Roch-Fijalkow, Jörn Rüsen e José Carlos Morgado. Além destes, Sérgio Figueiredo, Carlos Kater e Claudia Bellochio contribuem com suas análises sobre a formação musical do professor unidocente, e por fim apresentam-se os modos do fazer musical, que embasam este trabalho, sob a ótica de Cecília França e Keith Swanwick. Os resultados encontrados revelam que o material didático de música é válido no contexto colaborativo com o professor unidocente, que não domina a linguagem musical e que aposta no material escrito por especialista para guiar o seu trabalho em sala de aula. No entanto, o material analisado apresenta pouco espaço para a criação do professor com relação a determinados conteúdos, não traz significações completas sobre os termos musicais formais e propõe atividades que não são condizentes com a realidade das escolas brasileiras, com instrumentos musicais e abordagens difíceis de serem colocados em prática pelo professor. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações | - |
| Título: dc.title | Análise de livros didáticos de música para o ensino fundamental I | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: