Representação do espaço escolar a partir de mapeamento coletivo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKozel, Salete-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias da Terra. Programa de Pós-Graduaçao em Geografia-
Autor(es): dc.creatorMalanski, Lawrence Mayer-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:08:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:08:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/30505-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30505-
Descrição: dc.descriptionResumo: Pessoas vivem imersas em espaços que refletem aspectos culturais, preferências sociais, que despertam desejos e ambições e revelam problemas comuns a elas. A forma como as pessoas interpretam e representam estímulos sensoriais espaciais varia muito e é influenciada pelo contexto cultural, estado emocional e capacidade sensitiva. Parte do tempo diário de algumas pessoas se passa em escolas com espaços arquitetados para dar suporte ao desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem e a socialização. No entanto esses espaços, sobretudo de escolas públicas, demonstram, num primeiro momento, não serem humanizados, pois se encontram mal conservados, vandalizados e limitados a padrões arquitetônicos que dificultam a criação de laços identitários pelos seus frequentadores. Nesse contexto, o estudo dessa dissertação teve por objetivo elaborar uma síntese analítica geográfica de um espaço escolar público a partir de representações de pessoas que o vivem diariamente, pois acreditou-se que compreender os significados atribuídos por elas a esse espaço pode ser o início para torná-lo mais humanizado. Nessa perspectiva, espaço é abordado a partir de paradigmas da Geografia Humanista, na qual desempenha função dialógica com as pessoas que o vivem. Para tanto, fez-se uso do recurso de mapeamento mental coletivo, uma forma de representação que valoriza a interação social e facilita a leitura e interpretação do material cartográfico. A leitura e análise do mapa mental coletivo e a síntese qualitativa revelam que o espaço escolar analisado é reificado e compartimentado em vários outros espaços menores predominantemente funcionais e hierarquizados. Além disso, pode-se assumir que esses espaços possuem baixa imaginabilidade e muitos apresentam aspectos topofóbicos e de não-lugar.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia humana-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção espacial-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações de grupos-
Título: dc.titleRepresentação do espaço escolar a partir de mapeamento coletivo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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