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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Kozel, Salete | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias da Terra. Programa de Pós-Graduaçao em Geografia | - |
Autor(es): dc.creator | Malanski, Lawrence Mayer | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:08:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:08:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/30505 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30505 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Pessoas vivem imersas em espaços que refletem aspectos culturais, preferências sociais, que despertam desejos e ambições e revelam problemas comuns a elas. A forma como as pessoas interpretam e representam estímulos sensoriais espaciais varia muito e é influenciada pelo contexto cultural, estado emocional e capacidade sensitiva. Parte do tempo diário de algumas pessoas se passa em escolas com espaços arquitetados para dar suporte ao desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem e a socialização. No entanto esses espaços, sobretudo de escolas públicas, demonstram, num primeiro momento, não serem humanizados, pois se encontram mal conservados, vandalizados e limitados a padrões arquitetônicos que dificultam a criação de laços identitários pelos seus frequentadores. Nesse contexto, o estudo dessa dissertação teve por objetivo elaborar uma síntese analítica geográfica de um espaço escolar público a partir de representações de pessoas que o vivem diariamente, pois acreditou-se que compreender os significados atribuídos por elas a esse espaço pode ser o início para torná-lo mais humanizado. Nessa perspectiva, espaço é abordado a partir de paradigmas da Geografia Humanista, na qual desempenha função dialógica com as pessoas que o vivem. Para tanto, fez-se uso do recurso de mapeamento mental coletivo, uma forma de representação que valoriza a interação social e facilita a leitura e interpretação do material cartográfico. A leitura e análise do mapa mental coletivo e a síntese qualitativa revelam que o espaço escolar analisado é reificado e compartimentado em vários outros espaços menores predominantemente funcionais e hierarquizados. Além disso, pode-se assumir que esses espaços possuem baixa imaginabilidade e muitos apresentam aspectos topofóbicos e de não-lugar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia humana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção espacial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações de grupos | - |
Título: dc.title | Representação do espaço escolar a partir de mapeamento coletivo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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