
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Magalhães, João Carlos Marques, 1952- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Palcha, Leandro Siqueira, 1984- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:46:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:46:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/30478 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30478 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: João Carlos Marques Magalhães | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A proposta deste estudo reside em relatar e discutir a pesquisa envolvendo os saberes da biologia evolutiva e aproximações aos obstáculos epistemológicos, mediante a uma análise de concepções dos estudantes concluintes do ensino médio. Os saberes, neste contexto, serão apontados, num sentido mais amplo, como sendo um conjunto de elementos, informações e conhecimentos relacionados ao estudo da evolução e diversidade biológica; enquanto os obstáculos epistemológicos, segundo a epistemologia da ciência, bachelardiana, compreendem os impedimentos inerentes ao próprio ato de conhecer e tornam-se relevantes ao ensino, no sentido de se transpôs-los e desencadear possíveis avanços durante a apropriação do conhecimento científico. O objetivo geral se ateve em investigar quais são os saberes da biologia evolutiva que estão presentes nas concepções dos estudantes e discorrer sobre algumas possíveis aproximações aos obstáculos epistemológicos. A metodologia empregada esteve centrada na Análise de Conteúdo, utilizada, principalmente, para a categorização e como ferramenta para permitir inferências sobre os dados obtidos, não obstante, como instrumento de coleta de informações, elaborou-se um questionário que possibilitasse haver apontamentos quantitativos e qualitativos sobre as concepções, enquanto os sujeitos da pesquisa estão representados por estudantes de três turmas do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do Estado do Paraná. Os resultados estatísticos indicaram diferenças significativas na interpretação das questões em relação às turmas pesquisadas. Além do mais, uma parcela dos estudantes denotou nas argumentações a presença de saberes provenientes do senso comum, assim como, por vezes, evidenciaram aproximações de obstáculos epistemológicos nas concepções. Portanto, julga-se necessário haver mais atenção aos conhecimentos mediados em sala de aula, para que se leve em consideração os saberes que os estudantes já possuem, a fim de que haja um aprendizado básico e significativo além da apropriação correta do conhecimento científico. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | Os saberes da biologia evolutiva e obstáculos epistemológicos : aproximações possíveis para o avanço no ensino | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: