Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Magalhães, João Carlos Marques, 1952- | - |
Autor(es): dc.contributor | Loos-Sant'Ana, Helga, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Braga, Mariana Pires | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:38:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:38:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/30476 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30476 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: João Carlos Marques Magalhães | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Helga Loos | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A importância dos aspectos afetivos no desenvolvimento dos indivíduos vem sendo cada vez mais aceita entre psicólogos e pesquisadores da área de Educação. Um dos pressupostos compartilhados pelos pesquisadores refere-se à importância das representações que elaboramos sobre o nosso próprio comportamento e o dos outros. Dentre estas representações estão as crenças de controle, que são interrelacionadas e funcionam como variáveis moderadoras da aprendizagem e do desempenho escolar. A ansiedade é outro fator afetivo de grande influência na aprendizagem e na eficiência da avaliação. Sendo assim, os objetivos deste trabalho foram investigar o papel dos fenômenos afetivos, especificamente ansiedade traçoestado e crenças de controle, nos momentos de aprendizagem e de avaliação; investigar as possíveis relações entre o nível de ansiedade e crenças de controle, agência e competência; comparar os resultados obtidos entre grupos. A pesquisa contou com a participação de 119 alunos de duas disciplinas do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. Foram utilizados instrumentos padronizados específicos para cada variável, sendo eles: Inventário de Crenças de Controle, Agência e Competência (Domínio Acadêmico) e Inventário de Ansiedade Traço-Estado. O padrão encontrado das crenças de controle foi o esperado, com os alunos atribuindo maior importância ao esforço do que a fatores externos, como a variável sorte, que obteve as médias mais baixas. Nota-se que os alunos acreditam pouco na capacidade intelectual em relação às outras condições analisadas para se atingir o sucesso acadêmico. Pequenas diferenças entre turmas foram encontradas sobre as crenças de controle. O nível do estado de ansiedade medido minutos antes da prova foi de 34,54%, considerado baixo em relação ao esperado. Por outro lado o traço de ansiedade encontrado foi de 45%, nível mais alto do que o observado em outros estudos. Não foram encontradas diferenças nos níveis de ansiedade entre turmas e gêneros. Várias correlações significativas foram observadas entre as variáveis analisadas. Dentre elas destacam-se a relação positiva entre a percepção da capacidade própria de se esforçar e a nota na prova; a expectativa geral de controle exercido sobre o próprio comportamento e o ambiente e a nota; correlação negativa entre o estado de ansiedade no momento da prova e a percepção do esforço como meio suficiente para se alcançar bom desempenho acadêmico; e a relação negativa entre o traço de ansiedade e a percepção de si mesmo como alguém capaz intelectualmente. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ansiedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rendimento escolar | - |
Título: dc.title | Estudo comparativo da relação entre ansiedade, crenças de controle e desempenho acadêmico em alunos de duas disciplinas do Curso de Ciências Biológicas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: