Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Katahira, Bárbara Yuri, 1989- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:47:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:47:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/30461 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30461 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Odisséa Boaventura Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A proposta desta pesquisa é verificar a possibilidade de desenvolver uma atividade que promova a interface entre o ensino de Ciências e as atividades culturais com crianças das séries iniciais de ensino. Este trabalho entende por "atividades culturais" o teatro, a música, a dança e a literatura, por exemplo, ou seja, atividades do âmbito das artes. Como parte dos objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em periódicos da área a fim de observar com que freqüência e como têm sido realizadas as pesquisas com esta mesma temática. Por meio de um estudo de natureza empírica, foi desenvolvida uma atividade em que não houvesse a sobreposição da Ciência sobre as atividades culturais e vice-versa. A metodologia consistia na leitura do livro "A primavera da lagarta" de Ruth Rocha, contada através da "contação de histórias" e o uso de bonecos, a discussão acerca do livro e de conceitos científicos referentes às etapas de desenvolvimento das borboletas e a improvisação teatral. Tomando como base referenciais teóricos da Análise de Discurso francesa, da Psicologia, do ensino de Ciências e do conceito de Cultura, foi verificada a atribuição de sentidos dos sujeitos da pesquisa e desta forma, observar se há ou não contribuições a partir da interface citada. Toda a atividade foi registrada por meio de filmagem após adquirir autorização prévia, e transcrita para ser analisada à luz dos referenciais. Os dados obtidos demonstram ser possível promover a interface proposta e também as contribuições em relação às atividades culturais, ao ensino de Ciências e para os sujeitos envolvidos na pesquisa: as crianças e o professor. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências (Ensino fundamental) | - |
Título: dc.title | Atividades culturais no ensino de ciências | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: