Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Yampolschi, Roseane | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Villena, Marcelo Ricardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:47:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:47:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/30453 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30453 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta a memória do processo compositivo de peças para instrumentos e vozes compostas a partir da escuta de paisagens sonoras somada à reflexão teórica dos aspectos que contribuíram a sua criação. Avalia, sobretudo, os mecanismos de escuta do compositor para "interpretar" as sonoridades do meio ambiente como ponto de partida para uma construção musical dentro de uma ideologia de música experimental. O trabalho foi realizado a partir de experiências de escuta de paisagens sonoras nas cidades de Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e São Paulo. A experiência global de escuta e composição foi acompanhada pela leitura de textos de cunho filosófico (Platão, Aristóteles, Adorno, Benjamin), incorporando também contribuições teóricas da Fenomenologia da Memória, da Escuta Ecológica e da Tradução Intersemiótica. Junto a essas leituras fez-se presente o pensamento e procedimentos dos compositores Luigi Russolo, Jonathan Kramer, Simon Emmerson, John Cage, Steve Reich, Pierre Schaeffer, Helmut Lachenmann, Murray Schafer e Barry Truax. O trabalho, finalmente, abre espaço para a reflexão sobre os possíveis vínculos destas formas de escuta contemporânea com formas de escuta ancestral. | - |
Formato: dc.format | application/pdf application/x-zip-compressed | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/octet-stream | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações | - |
Título: dc.title | Paisagens sonoras instrumentais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: