Número, som e beleza

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorYampolschi, Roseane-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorBergonso, Melissa Carla Chornobay-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:27:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:27:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/30451-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30451-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar a estética musical em Boécio (480-524 d.C.), analisando quatro pontos: a noção de beleza, a noção de harmonia, a música sonora propriamente dita e a forma como ela influencia nos afetos humanos. Para isto, a pesquisa divide-se em dois capítulos distintos. No primeiro capítulo são apresentados os principais conceitos acerca da noção de belo em Boécio através de suas obras Topicorum Aristotelis Interpretatio e De Consolatione Philosophiae; e também os principais conceitos relacionados às harmonias (músicas) cósmica, humana e instrumental, também propostas por ele, utilizando-se, para isto, as obras De Institutione Musica e também De Consolatione Philosophiae. No segundo capítulo aborda-se a questão da música sonora propriamente dita e, tendo-se por base o livro De Institutione Musica, aponta-se os principais conceitos acerca das consonâncias e dissonâncias musicais; e também o modo como a música influencia o caráter e as disposições da alma humana. Os resultados indicam que o pensamento estético-musical de Boécio está fundamentado, em um primeiro plano, no número, na proporção e na ordem dos elementos, e, em um segundo plano, na apreensão sensível e racional dos sons. Observa-se que, para Boécio, existe uma centralidade da noção de harmonia enquanto ordem, tanto para a questão da beleza quanto para a questão das harmonias musicais. Verifica-se também que os conceitos de consonância e dissonância estão relacionados com a percepção sensível e matemática da música. Por fim, constata-se que a música exerce um papel emotivo/comportamental sobre o ser humano, dado seus efeitos psicológicos sobre ele.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBoecio, m.524-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Musica-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Aspectos psicologicos-
Palavras-chave: dc.subjectMusica - Filosofia e estetica-
Palavras-chave: dc.subjectHarmonia (Musica)-
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros na arte-
Título: dc.titleNúmero, som e beleza-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.