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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Yampolschi, Roseane | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Bergonso, Melissa Carla Chornobay | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:27:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:27:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/30451 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30451 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar a estética musical em Boécio (480-524 d.C.), analisando quatro pontos: a noção de beleza, a noção de harmonia, a música sonora propriamente dita e a forma como ela influencia nos afetos humanos. Para isto, a pesquisa divide-se em dois capítulos distintos. No primeiro capítulo são apresentados os principais conceitos acerca da noção de belo em Boécio através de suas obras Topicorum Aristotelis Interpretatio e De Consolatione Philosophiae; e também os principais conceitos relacionados às harmonias (músicas) cósmica, humana e instrumental, também propostas por ele, utilizando-se, para isto, as obras De Institutione Musica e também De Consolatione Philosophiae. No segundo capítulo aborda-se a questão da música sonora propriamente dita e, tendo-se por base o livro De Institutione Musica, aponta-se os principais conceitos acerca das consonâncias e dissonâncias musicais; e também o modo como a música influencia o caráter e as disposições da alma humana. Os resultados indicam que o pensamento estético-musical de Boécio está fundamentado, em um primeiro plano, no número, na proporção e na ordem dos elementos, e, em um segundo plano, na apreensão sensível e racional dos sons. Observa-se que, para Boécio, existe uma centralidade da noção de harmonia enquanto ordem, tanto para a questão da beleza quanto para a questão das harmonias musicais. Verifica-se também que os conceitos de consonância e dissonância estão relacionados com a percepção sensível e matemática da música. Por fim, constata-se que a música exerce um papel emotivo/comportamental sobre o ser humano, dado seus efeitos psicológicos sobre ele. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Boecio, m.524 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Musica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - Aspectos psicologicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musica - Filosofia e estetica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Harmonia (Musica) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Números na arte | - |
Título: dc.title | Número, som e beleza | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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