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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao | - |
Autor(es): dc.creator | Azambuja, Luciano de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:06:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:06:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/30449 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30449 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Na tripla perspectiva do campo da educação histórica, da experiência concreta da cognição histórica situada (BARCA, 2007; SCHMIDT, 2009), e da disciplina científica da didática da história que teceu a tríade teórica e empírica circunscrita na matriz disciplinar da ciência da história (RÜSEN, 2001; 2007a, 2007b, 2012), o objeto da tese em educação consistiu na investigação de protonarrativas escritas por jovens alunos brasileiros e portugueses, a partir das primeiras leituras e escutas de uma fonte canção advinda dos seus gostos musicais, mediada por critérios de seleção e de uma pergunta histórica formulada pelo professorpesquisador, e da subjacente constituição da consciência histórica originária e identidade histórica primeira enraizada na vida prática cotidiana. Os sujeitos da investigação foram jovens alunos brasileiros e portugueses do segundo ano do ensino médio de escolas públicas das cidades de Florianópolis, Brasil, e Vila Nova de Famalicão, Portugal. A partir dos desdobramentos do objeto, foram aplicados os instrumentos de investigação do estudo principal: Narrativas de vida; Gostos musicais & Aulas de História; Aula-Audição; e as Protonarrativas da canção. Os conceitos e categorias estruturantes do quadro teórico foram definidos, articulados e sintetizados a partir dos referenciais de Rüsen (2001; 2007a; 2007b); Marx (2002; 2012); Heller (2008); Forquin (1993); Snyders (1988); Pais (1993); Margulis (1994); Dubet (1996); Medrano (2007); Dias (2000); Zumthor (1988); Le Goff (1975); Topolski (1985); Martins (2011), Simão (2011), dentre outros autores. A metodologia da pesquisa empírica procurou distinguir, articular e sintetizar as perspectivas dos métodos da pesquisa histórica, métodos de pesquisa em ensino e aprendizagem histórica, mediados pelos pressupostos da pesquisa qualitativa de natureza narrativística, descritiva e etnográfica. (FLICK, 2004). Os resultados extraídos, categorizados e interpretados das fontes narrativas, indicaram que a escritura de protonarrativas a partir das primeiras leituras e escutas de uma fonte canção advinda dos gostos musicais dos jovens, pode mobilizar as temporalidades, competências e dimensões da consciência histórica originária e a subjacente constituição da identidade histórica primeira dos alunos, configurando um ponto de partida motivador para o subsequente processo de formação escolar da consciência histórica e da identidade histórica de jovens alunos do ensino médio. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | Jovens alunos e aprendizagem histórica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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