Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Jocelaine Martins da | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
Autor(es): dc.creator | Popovitz, Juliana Maria Bubna | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:08:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:08:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/30441 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30441 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Jocelaine Martins da Silveira | - |
Descrição: dc.description | Dissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 19/03/2013 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia : fls. 24-30, 57-61 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Pesquisas voltadas para o campo da clínica comportamental têm buscado identificar e compreender como certos fenômenos interferem no processo terapêutico. Assim, descrever os procedimentos para o terapeuta, relacionados à mudança clínica, apresentase como um desafio. O refinamento da Psicoterapia Analítica Funcional (FAP), por meio das cinco regras para o terapeuta e, mais recentemente, da interação lógica da FAP, contribuem para essa tarefa. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta dois artigos. O primeiro tem o objetivo de apresentar a interação lógica da FAP, que permite descrever o responder contingente do terapeuta. São discutidas alternativas de operacionalização do responder contingente aos comportamentos clinicamente relevantes tipo 1 (CRB1), por meio do bloqueio de fuga/esquiva. No segundo artigo, busca-se avaliar o efeito do bloqueio nos CRBs. Para isso, foram planejadas duas condições. Na primeira, o terapeuta permitia a emissão de CRB1, sem consequenciá-lo, respondendo a instâncias de melhora (CRB2) e relatos do cliente (Os). Na segunda condição, a orientação foi manter o procedimento anterior de responder a CRB2 e Os, mas responder de forma diferenciada ao CRB1, interrompendo sua emissão por meio de uma das quatro alternativas que foram desenvolvidas para o artigo. Os resultados são analisados por meio de porcentagem de categorias e análise de probabilidade transicional. Discutem-se diferenças de procedimentos entre as condições e o possível efeito da intervenção. As conclusões do presente estudo indicam que a operacionalização dos passos da interação lógica pode ser útil para pesquisas que visam isolar e avaliar procedimentos da FAP. Conclui-se que possivelmente o bloqueio de fuga/esquiva esteja relacionado com instâncias de melhora clínica dos clientes. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Researches on behavior therapy field have intended to identify and understand how certain phenomena interfere on the therapeutic process. Thereby, describing the procedures related to clinical change is a challenge. The improvements of Functional Analytic Psychotherapy (FAP), throughout the five therapeutic rules to therapists and, more recently, FAP logical interaction framework contribute to this task. On this context, this study presents two papers. The first one aims to presenting FAP logical interaction and describing the therapist's contingent responding. Operationalization to therapist's contingent responding to clinically relevant behaviors type 1 (CRB1) are discussed, adopting avoidance/escape blocking. The second paper intends to evaluate the effects of blocking on CRBs. In order to carry out the research, two conditions were planed. The first condition, therapist allowed CRB1 emission, without responding to them. They responded to clinical improvements (CRB2) and client's talk about outside issues (Os). On the second condition, the orientation was to keep the procedures of responding to CRB2 and Os, but also to respond differentially to CRB1, interrupting its emission using one of the alternatives developed to the research. Results are analyzed using categories percentage and transitional probability analysis. Differences of procedures between conditions and the possible effects of intervention are discussed. The conclusions to this study indicate that operationalization of FAP logical interaction steps might be useful to researches aiming to isolate and evaluate FAP procedures. Finally, it is possible that avoidance/escape blocking may be related to client's clinical improvements. | - |
Formato: dc.format | 102f., tabs., grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terapia do comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicoterapeuta e paciente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fuga (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Título: dc.title | A resposta contingente do terapeuta aos comportamentos clinicamente relevantes : especificação e avaliação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: