Análise de desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de zero a três anos em centros de educação infantil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIsrael, Vera Lucia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Luize Bueno de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:05:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:05:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-02-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-02-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/30434-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30434-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Vera Lúcia Israel-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa: Curitiba, 11/03/2013-
Descrição: dc.descriptionBibliografia : fls. 78-91-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Exercício e esporte-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo teve como objetivo analisar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de zero a três anos de idade frequentadoras de Centros de Educação Infantil (CEI's) do Ensino Público e verificar os fatores de risco associados ao desenvolvimento das mesmas. A pesquisa é caracterizada como estudo observacional, analítico, transversal. Participaram do estudo 77 crianças de zero a três anos de idade, matriculadas nos CEI's públicos do Município de Matinhos/PR. A abordagem do desenvolvimento infantil foi contextual, por meio de avaliação fisioterapêutica lúdica com Teste de Triagem de Denver II, também foram realizadas avaliações complementares do estado nutricional, por meio das medidas antropométricas. Para análise foi realizada uma regressão logística utilizando como seleção de modelo Logit com resposta binária e método Stepwise (Backward). O desenvolvimento neuropsicomotor encontrou-se dentro dos parâmetros de normalidade em 68,8% (n=53) e com riscos de atrasos em 31,2% (n=24). Na escala utilizada a área de melhor desempenho foi a motora fina - adaptativa (3,75%) e a mais questionável foi da linguagem (57,5%). Quanto à avaliação nutricional foi acurado que 48% (n=37) das crianças estavam eutróficas e 52% (n=40) apresentaram algum risco nutricional, sendo que 1 criança (1,3%) apresentou desnutrição pregressa, 25 crianças (32,5%) tiveram risco de sobrepeso e 14 crianças (18,2%) apresentaram obesidade. Na análise, pela regressão logística, verificou-se que o baixo peso ao nascer (OR= 181), a renda familiar mensal (OR=9) e a ausência do pai (OR=34) são fatores estatisticamente significantes sobre o risco de atrasos em seu desenvolvimento. Este estudo reforça a natureza sistêmica e multifatorial do desenvolvimento e comprova a necessidade de acompanhamento e monitoramento, especialmente em crianças com condições desfavoráveis, uma vez que a intensa neuroplasticidade nos primeiros anos de vida, a interação entre indivíduo, ambiente e tarefa, bem como a suscetibilidade à estimulação, repercutirão em mudanças no comportamento motor. Nota-se que é preciso um aprofundamento na investigação nos resultados para minimizar o risco de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor das crianças participantes, afim de que se tenha uma estimulação adequada no desenvolvimento infantil, tanto na família quanto nas instituições de educação infantil.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present study aimed to analyse the neuropsychomotor development of children aged zero to three years attending the Early Childhood Education Centers (ERC's) of the public education and to check the risk factors associated with the development of the child. The research is characterized as observational, analytical, cross. The study included 77 children aged zero to three years, enrolled in public ERC's of Matinhos/PR. The approach of development was contextual, through playful physical therapy evaluation with Denver Screening Test II, it was also carried out further assessments of nutritional status (anthropometric measures). For analysis it was performed logistic regression using as model selection Logit with binary response and stepwise method (backward). Neuropsychomotor development was found within normal limits in 68.8% (n = 53) and with risks of delays in 31.2% (n = 24). In the used scale, the area with the best performance was the fine motor - Adaptive (3.75%) and the more questionable was language (57.5%). As for nutritional assessment it was ascertained that 48% (n = 37) of the children were normal weight and 52% (n = 40) showed some nutritional risk, and 1 child (1.3%) showed stunted, 25 children (32, 5%) were at risk for overweight and 14 children (18.2%) were obese. In logistic regression analysis it was found that low birth weight (OR = 181), the monthly household income (OR = 9) and the absence of the father (OR = 34) are statistically significant factors on the risk of delays in its development. This study reinforces the systemic and multifactorial nature of development and demonstrates the need for tracking and monitoring, especially in children with unfavorable conditions, since the intense neuroplasticity in early life, the interaction between individual, task and environment, as well as susceptibility to stimulation, reflects on changes in motor behavior. It was noticed that it's necessary a deeper investigation in the results to minimize the risk of neuropsychomotor developmental delay in children, so that an adequate stimulation on children's development may be reached, both in the family and in the educational institutions.-
Formato: dc.format105f. : il. [algumas color]., tabs., grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento psicomotor-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao infantil-
Palavras-chave: dc.subject615.82-
Título: dc.titleAnálise de desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de zero a três anos em centros de educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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