
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Trojan, Rose Meri, 1951- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Biasi, Simoni Vilant de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:55:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:55:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/30429 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30429 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Rose Meri Trojan | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/08/2009 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 120-125 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa toma como ponto de partida que há necessidade de educação de qualidade para todos, como condição de formação humana, e que esta se dá por meio da transmissão dos conhecimentos e dos elementos culturais considerados básicos para a vida social. Para identificar fatores relacionados aos docentes que apresentam impacto no atendimento dessa necessidade, realiza-se aqui uma análise das relações que se estabelecem entre as condições de formação e de trabalho dos professores de 8.ª série da escola pública do Paraná com a proficiência estudantil. Assim, esta investigação lança um olhar sobre as condições docentes e analisa como estas se constituem em peças importantes na construção da qualidade de ensino. Para a análise dessas relações foram utilizadas as informações apresentadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2003. A pesquisa aponta a necessidade de políticas públicas de formação e de trabalho para os docentes como condição prioritária para a realização da qualidade do ensino. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research supposes that qualified education for everybody is a necessary condition for human formation, and that it is reached by means of transmission of cultural elements considered basic for social life. In order to identify the factors related to teachers, which could contribute to satisfy that condition, we examine here how the conditions of formation and of work of teachers of 8th stage in public schools of Paraná are related to proficiency of students. So, this investigation is concerned about the conditions of teaching and examines their importance for the construction of quality of teaching. The analysis is based on informations presented by National System of Evaluating Basic Education (SAEB) 2003, and shows that public policies of formation and of work for teachers are the most important condition for quality of teaching. | - |
| Formato: dc.format | 138 f. : il., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Qualidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Aspectos políticos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reforma do ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | O professor e qualidade de ensino : uma análise a partir dos resultados do SAEB na escola pública do Paraná | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: