
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Wachowicz, Teresa Cristina, 1966- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Alex de Britto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:32:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:32:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/30423 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30423 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Drª Teresa Cristina Wachowicz | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 21/02/2013 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia : fls. 114-118 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Estudo Linguístico | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar um subtipo das anáforas associativas (AAs) caracterizado por promover relações entre propriedades e participantes de eventualidades. Primeiramente, é levantado um panorama sobre diferentes considerações a respeito do conceito de anáfora a fim de que o fenômeno analisado seja circunscrito e formalmente caracterizado. Desse modo, podemos chegar à definição de que AAs são configuradas por uma expressão definida associada lexicalmente a um antecedente, como no exemplo "A operação foi um sucesso. O cirurgião merece os parabéns", em que a expressão anafórica "o cirurgião" é associada ao antecedente "a operação", sendo correspondente a um participante dele, ou seja, "o cirurgião" é um participante da eventualidade "a operação". A partir disso, um quadro teórico é levantado com o objetivo de elucidar diferentes informações do léxico relacionadas a eventualidades e presentes nas AAs selecionadas. Em tal quadro, abordamos os seguintes componentes: aspecto lexical, estrutura argumental, decomposição verbal, estrutura qualia e papéis temáticos. Esses componentes são abordados na medida em que possibilitam o esclarecimento de associações lexicais presentes no fenômeno em questão. Para desenvolvermos a análise, selecionamos um corpus de dados concretos que justifica a seleção dos componentes teóricos elencados. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This study aims to analyze a subtype of associative anaphora (AA) characterized by promoting relationships between participants and properties of eventualities. First, it is raised an overview of different considerations about the concept of anaphora in order to formally characterize the phenomenon analyzed. Thus, we arrive at a definition of AAs as definite expressions lexically linked to an antecedent, as in "The operation was a success. The surgeon deserves congratulations" in which the anaphoric expression "the surgeon" is associated with the antecedent "the operation", corresponding to a participant of it, i.e., "the surgeon" is a participant in the event "the operation". From this, a theoretical framework is raised in order to elucidate different aspects of lexicon information related to eventualities and to the AAs selected. In this framework, we address the following components: lexical aspect, argument structure, verbal decomposition, qualia structure and thematic roles. These components are discussed in so far as they make the clarification of lexical associations present in this phenomenon possible. To develop the analysis, we selected a corpus of real data which justifies the selection of the mentioned theoretical components. | - |
| Formato: dc.format | 118f. : il., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Letras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Anafora (Linguistica) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingua portuguesa - Semantica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingua portuguesa - Lexicografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
| Título: dc.title | Uma Análise das anáforas associativas baseadas em eventualidades | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: