Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Camargo, Luis Gonçales Bueno de, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Judson Gonçalves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:44:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:44:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/30376 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30376 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Luís Camargo Bueno | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 20/05/2013 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 168-173 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Estudos literários | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta tese se desenvolveu em torno da ideia central de que a canção brasileira não foi formatada pela indústria cultural moderna, como comumente faz parecer a demarcação do início de sua tradição juntamente com a atuação da indústria fonográfica, no início do século XX, mas que apresenta uma configuração complexa baseada em uma estrutura melódico-textual-performática que veio se desenvolvendo desde, pelo menos, o final do século XVIII e em torno da qual se configurou uma tradição. A partir de um resgate histórico (do final do século XVIII à década de 1930) das principais musicalidades e "cancionalidades" que participaram da formação da canção brasileira, tentamos mostrar que uma grande variedade de gêneros está inscrita em sua base e que o samba foi formado da síntese de outros gêneros representativos na virada do século XIX para o século XX. No levantamento do universo cancional das primeiras décadas do século XX ganharam destaque os catálogos da Casa Edison, por meio dos quais tentamos acompanhar o desaparecimento de alguns gêneros e o surgimento de outros. Em seguida, partindo da metáfora proposta por José Miguel Wisnik de que a canção é uma "rede de recados", tentamos mostrar que a canção é um objeto com alta capacidade de comunicação, o que, em parte, explica sua apropriação por parte do mercado de discos. Finalmente, baseado numa série de conceitos elaborados por Paul Zumthor, propusemos o conceito de voz-melodia para tentar pensar numa configuração "essencial" em torno da qual se formou a tradição da canção brasileira. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present thesis was conceived considering that the Brazilian song was not shaped by the modern culture industry, as it commonly appears to be due to the starting point of its tradition along with the phonographic industry, in the beginning of the 20th century. Instead it presents a complex configuration based on a melodic, textual and performative structure which was being developed since, at least, the end of 18th century and from that point on has configured into a tradition. Starting from a historic review (from the end of XVIII century until the 1930's) of the main musical and song trends which were part of the Brazilian song formation, we try to show that a great variety of genres is inscribed in its basis and that the "samba" was made up by the synthesis of other representative genres during the turn from XIX to XX century. In the research regarding the song universe from the first decades of the 20th century, the catalogues of Casa Edison were remarkable, through which we tried to follow the disappearance of some genres and the rise of others. After that, starting from the metaphor proposed by José Miguel Wisnik that the song is a "net of messages" we try to show that the song is an object with high capacity of communication, what partially explains its appropriation by the musical market. Finally, based on some concepts conceived by Paul Zumthor, we propose the concept of "voice-melody" [voz-melodia] to try to think of an "essential" configuration from which the Brazilian song tradition was formed. | - |
Formato: dc.format | 176f. : il. , grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses - Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria musical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | Configurações e reconfigurações da canção brasileira (do final do Séc.XVIII à década de 1930). | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: