Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Abreu, Claudia Barcelos de Moura, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Denize Cristina Kaminski | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:48:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:48:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/30365 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30365 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Claudia Barcelos de Moura Abreu | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/03/2013 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia : f. 165-173 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração : Educação, cultura e tecnologia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A pesquisa tem por objetivo analisar o fenômeno da contratação temporária de docentes na Educação Básica da Rede Pública do Estado do Paraná. Buscou-se compreender as possíveis causas do uso recorrente dessa prática de contratação no magistério paranaense, como ela tem impactado as condições de trabalho dos docentes temporários e como estes profissionais a avaliam. A contratação em regime especial é uma forma atípica de admissão, apenas para atender necessidades temporárias de excepcional interesse público, entretanto, esta modalidade constitui-se numa prática cada vez mais comum nos últimos anos, como mostram os dados apresentados neste estudo. A investigação analisou dados quantitativos disponibilizados pelo Banco de Dados da Secretaria de Educação do Estado, assim como informações qualitativas coletadas nas entrevistas semiestruturadas realizadas com quinze professores da rede estadual e com a ex-secretária de Educação do Paraná, no intuito de captar as implicações da flexibilização dos contratos trabalhistas para as vidas e carreiras dos docentes temporários. Os resultados evidenciam que os professores contratados pelo Processo Seletivo Simplificado não possuem os mesmos direitos que os estatutários admitidos mediante concurso, não gozam de estabilidade profissional, não têm acesso ao plano de carreira e nem aos demais benefícios historicamente associados ao magistério público. Este tipo de contratação caracteriza-se pela constante incerteza profissional, além da minimização dos direitos trabalhistas, o que tem causado precarização das condições de trabalho dos profissionais submetidos a este regime de contratação. | - |
Formato: dc.format | 185 f. : il.[algumas color], tabs., grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Emprego temporário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Os professores temporários da educação básica da rede pública estadual do Paraná : a flexibilização das contratações e os impactos sobre as condições de trabalho docente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: