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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Quaranta, Daniel Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Paixão, Lucas Françolin da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:17:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:17:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/30351 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30351 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Desde seu estabelecimento, a indústria fonográfica modificou o modelo de produção musical e a relação entre a sociedade e sua música. A partir do século XX, o mercado de música gravada se estabeleceu nas sociedades industrializadas como sinônimo de progresso e se tornou referência para a produção de música popular. O presente trabalho aborda historicamente as mediações estabelecidas com o desenvolvimento da indústria fonográfica desde o surgimento dos aparelhos de fixação do som até a recente estagnação do mercado de música. Para isso, são descritos os processos de desenvolvimento dos principais equipamentos de gravação e reprodução do som e como estes interferiram na produção musical incluindo algumas implicações estéticas na música. São analisadas informações sobre política e economia do mercado de música brasileiro, principalmente a partir da segunda metade do século XX, para descrever o processo de consolidação da indústria no Brasil. São descritos as cadeias, os processos da indústria fonográfica em comparação com os demais segmentos industriais. Por fim, utilizando de conceitos da Escola de Frankfurt é feita uma reflexão sobre a relação do consumo de música, a dicotomia entre música como produto e música como obra de arte, como identidade de um povo, e como um produto comercializável e necessário para manutenção do sistema econômico do qual a indústria fonográfica é parte. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Musica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria musical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musica e sociedade | - |
Título: dc.title | A indústria fonográfica como mediadora entre a música e a sociedade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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