Tradução, adaptação transcultural para língua portuguesa do Brasil e validação da versão brasileira do REALD-30 (Rapid estimate of adult literacy in dentistry)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Fernanda de Morais, 1976--
Autor(es): dc.contributorFraiz, Fabian Calixto, 1963--
Autor(es): dc.contributorPaiva, Saul Martins de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Odontologia-
Autor(es): dc.creatorJunkes, Monica Carmem-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:19:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:19:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-02-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-02-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/30349-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30349-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Fernanda de Morais Ferreira-
Descrição: dc.descriptionCo-orientador: Prof. Dr. Fabian Calixto Fraiz-
Descrição: dc.descriptionCo-orientador: Prof. Dr. Saul Martins Paiva-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia. Defesa: Curitiba, 26/03/2013-
Descrição: dc.descriptionBibliografia : fLS. 49-55-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Saúde bucal durante a infância e adolescência-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo desta pesquisa foi realizar a tradução e adaptação transcultural para a língua portuguesa do Brasil e validação, através da verificação das propriedades psicométricas, da versão brasileira do Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry (REALD-30), que é um instrumento de estimativa rápida de alfabetismo funcional em saúde bucal de adultos. Para ser aplicado na população brasileira de língua portuguesa, o REALD-30 foi traduzido, submetido ao processo de adaptação transcultural e aos testes psicométricos. Foram seguidas as etapas de equivalência conceitual, de itens, semântica, operacional, de mensuração e funcional. Para avaliação da equivalência de mensuração, foram entrevistados 258 cuidadores de crianças de 0 a 12 anos de idade que faziam acompanhamento nas clínicas de odontopediatria da Universidade Federal do Paraná e em Unidades de Saúde da região metropolitana de Curitiba, no período de fevereiro a setembro de 2012. As propriedades psicométricas da versão brasileira do instrumento, o Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry - Brazil (REALD-B), foram avaliadas através das análises de consistência interna (coeficiente ? de Cronbach), reprodutibilidade (teste-reteste), validade de constructo (análise fatorial exploratória), validade convergente (associação com alfabetismo funcional, nível de escolaridade e nível de conhecimento sobre o pronto-atendimento de traumatismos alveolodentários), validade discriminante (comparação dos escores do REALD-B de acordo com o tipo de ocupação profissional, o tempo após a última visita ao dentista e a renda familiar) e validade preditiva (associação com a qualidade de vida relacionada à saúde bucal, a autopercepção de saúde bucal do respondente e a percepção do respondente quanto ao estado de saúde bucal da criança). O REALD-B apresentou escore médio de 21,6 (DP = 5,5) e tempo médio de execução de 1 minuto e 24 segundos. Demonstrou excelente consistência interna (? de Cronbach = 0,88) e reprodutibilidade teste-reteste (ICC = 0,98; coeficiente Kappa de 0,42 a 1,00). A análise fatorial exploratória das palavras do REALD-B evidenciou a predominância clara de um fator. Os escores do REALD-B apresentaram correlação positiva e significante com o nível de alfabetismo funcional, com número de acertos sobre o pronto-atendimento de traumatismos alveolodentários e com a escolaridade (rs = 0,59, 0,32 e 0,54, respectivamente; p < 0,001). Indivíduos com ocupação relacionada à saúde (Mann Whitney, p = 0,004), que visitaram o dentista no último ano (Mann Whitney, p = 0,017) e com maior renda familiar (rs = 0,33, p < 0,001) apresentaram maior nível de alfabetismo em saúde bucal. O REALD-B esteve associado a auto-percepção de saúde bucal (Mann Whitney, p = 0,003) e a percepção do respondente quanto ao estado de saúde bucal da criança (Mann Whitney, p = 0,003 e regressão múltipla de Poisson, p = 0,024, RP = 0,94 e IC 95% = 0,88 - 0,99). Não houve correlação com o Oral Health Impact Profile-14 (rs = -0,08 e p = 0,198). A versão brasileira do REALD-30 exibiu propriedades psicométricas adequadas, mostrando-se um instrumento rápido, simples, confiável e válido para mensurar os níveis de alfabetismo em saúde bucal de adultos de língua portuguesa brasileira.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The aim of this research was to perform the translation and cultural adaptation to Brazilian Portuguese and validation, through testing the psychometric properties, of the Brazilian version of Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry (REALD-30), which is a quick estimate of functional oral health literacy in adults. To be applied in Brazilian Portuguese-speaking population, the REALD-30 was translated, subjected to the process of cultural adaptation and psychometric tests. Were followed the steps of conceptual equivalence, item, semantic, operational, measurement and functional. For the evaluation of measurement equivalence were interviewed 258 caregivers of children 0-12 years, who were attending in clinics of the pediatric dentistry at Universidade Federal do Paraná and Health Units in the metropolitan region of Curitiba, from February to September 2012. The psychometric properties of the Brazilian version of the instrument, the Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry - Brazil (REALD-B) were evaluated through analysis of internal consistency (Cronbach's coefficient ?), reproducibility (test-retest), construct validity (exploratory factor analysis), convergent validity (association with functional literacy, education level and level of knowledge about emergency care of dental trauma), discriminate validity (comparing the scores of RealD-B according to the type of occupation, time after last visit dentist and family income) and predictive validity (association with quality of life and related to oral health self-perceived oral health of the respondent, the respondent's perception about the state of children's oral health). The REALD-B had a mean score of 21.6 (SD = 5.5) and mean time to perform was 1.24 minutes. Showed excellent internal consistency (Cronbach's alpha = 0.88) and test-retest reliability (ICC = 0.983 and Kappa 0.42 to 1.00). The factor analysis of the words of REALD-B showed the clear predominance of one factor. The REALD-B scores showed significant and positive correlation with the level of functional literacy, with scores of the questionnaire on attitudes in cases of emergency oral trauma and schooling (rs = 0.59, 0.32 and 0.54, respectively p <0.001). Individuals with health-related occupation (Mann Whitney, p = 0.004), who visited the dentist in the last year (Mann Whitney, p = 0.017) and higher family income (rs = 0.33, p < 0.001) showed higher level of oral health literacy. The REALD-B was associated with self-perception of oral health (Mann Whitney, p = 0.003) and the respondent's perception about the oral health status of the child (Mann Whitney, p = 0.003 and multiple Poisson regression, p = 0.024, RP = 0.94 and 95% CI = 0.88 - 0.99). There was no correlation with the Oral Health Impact Profile-14 (rs = - 0.08, p = 0.198, p = 0.064, RR = 0.98 and 95% CI = 0.88 to 0,99). The Brazilian version of REALD-30 showed adequate psychometric properties, proved to be a rapid, simple, reliable and valid to measure the levels of oral health literacy of adults in Brazilian Portuguese-speaking.-
Formato: dc.format74f. : il., [algumas color]., tabs., grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde bucal-
Título: dc.titleTradução, adaptação transcultural para língua portuguesa do Brasil e validação da versão brasileira do REALD-30 (Rapid estimate of adult literacy in dentistry)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.