Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nobre, Farley Simon Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao | - |
Autor(es): dc.creator | Biscaia, Heloisa Gappmayer | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:32:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:32:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/30329 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30329 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho examina as contribuições do Design Thinking para a solução de problemas complexos relativos aos desafios da sustentabilidade. O desafio em questão é o combate à fome e à miséria, circunscrito ao estudo de caso do Sistema Mandalla DHSA de produção agrícola, uma tecnologia social para a agricultura familiar. A pesquisa realizada é qualitativa, exploratória e descritiva, tendo como metodologia utilizada o estudo de caso, e as técnicas de entrevista em profundidade com conversação livre, observação in loco, análise documental e áudio-visual. A dinâmica de construção da Mandalla e o processo decisório foram analisados à luz do conceito de Design Thinking segundo Tim Brown; os resultados econômicos, ambientais e sociais obtidos pela Mandalla foram analisados à luz do conceito de Sustentabilidade segundo o relatório Brundtland. A análise permite concluir que o Sistema Mandalla DHSA pode ser caracterizado como um exemplo de Design Thinking, uma vez que os elementos de desejabilidade, praticabilidade e viabilidade, foram atendidos e caracterizaram uma solução inovadora; bem como as etapas de inspiração, ideação e implementação a respeito do processo, e a iteração entre elas, podem ser verificadas no estudo. Os relatos sobre a aquisição de autonomia financeira, aumento de qualidade de vida, preservação do meio-ambiente e incentivo à educação evidenciam que houve um combate efetivo à fome e à miséria nas localidades em que as Mandallas foram instaladas. Esta efetividade está diretamente relacionada ao fato de que os elementos do Design Thinking estavam presentes, tais como: a colaboração entre todos os envolvidos na cadeia produtiva, o pensamento divergente e integrativo, incentivo à prototipação e, sobretudo, o foco de trabalho profundamente centrado nos seres humanos, possibilitando o resgate da dignidade humana, da reapropriação e consequente responsabilização pela continuidade dos resultados obtidos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Título: dc.title | Design Thinking e sustentabilidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: