O discurso da conduta e a prática da ética nas relaçoes de trabalho

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Autor(es): dc.contributorFaria, Jose Henrique de, 1950--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao-
Autor(es): dc.creatorPinto, Rodrigo Serpa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:29:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:29:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/30326-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30326-
Descrição: dc.descriptionResumo: O ressurgimento da questão da ética no campo administrativo trouxe novos desafios para a gestão das organizações, principalmente àquelas inseridas em um sistema capitalista onde predomina a lógica produtiva e a racionalidade instrumental. A necessidade de adaptação decorrente das novas exigências profissionais e sociais, em virtude das novas reflexões éticas, fez com que as organizações buscassem legitimar suas ações com base em um Código de Conduta, entendido aqui como o discurso formal da organização, capaz de regulamentar o comportamento dos indivíduos, "sugerindo" condutas "eticamente corretas". Porém, o que se verifica empiricamente é que nem sempre tal discurso corresponde à prática administrativa. No campo organizacional, isso é percebido quando o compromisso com as regras instituídas permanece somente até o ponto onde elas não comprometam as práticas ou os interesses particulares de alguns, tornando-se comum, em muitos casos, as organizações adaptarem as regras às práticas. Portanto, quando não há coerência entre o discurso e a prática administrativa, tornam-se evidentes alguns paradoxos nos quais se observam que as ações dos indivíduos não correspondem aos princípios éticos que deveriam embasá-las e/ou justificá-las, convergindo para relações de trabalho fundamentadas em uma ética convencionada e sustentadas por um discurso cobertura.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectRelações trabalhistas-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEtica e trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEtica comercial-
Palavras-chave: dc.subjectBancos-
Palavras-chave: dc.subjectBancarios-
Título: dc.titleO discurso da conduta e a prática da ética nas relaçoes de trabalho-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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