Cultura organizacional e identidade

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Autor(es): dc.contributorBulgacov, Yara Lucia Mazziotti-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao-
Autor(es): dc.creatorMartins, Samantha de Toledo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:03:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:03:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/30323-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30323-
Descrição: dc.descriptionResumo: O trabalho desenvolvido se originou da necessidade de levarmos em consideração a influência das exigências mercadológicas atuais na vida pessoal e profissional dos "sujeitos que habitam as organizações". Nosso foco de estudo foram os jovens recémformados em cursos de graduação que participam dos chamados "programas de trainee". A pesquisa visou investigar as relações e contradições pelas quais esses jovens passam no decorrer de suas carreiras. Os programas de trainee são fonte de alto investimento para as empresas atuais, fazem parte das estratégias de médio e longo prazos das organizações e visam formar um corpo de futuros executivos altamente preparados para assumirem posições gerenciais. Optamos por estudar essa categoria de trabalhadores por entender que o jovem executivo passa por um processo de mudança durante as fases de sua socialização, em que a interiorização dos valores da empresa ultrapassa a esfera do campo do trabalho, indo atingir outras esferas da vida do indivíduo. Este trabalho, por um lado, busca identificar de que forma os ritos de passagem interferem na identidade dos jovens que participaram de um programa de trainee, e, por outro, apreender a representação destes em relação ao programa e ao desenvolvimento posterior de suas carreiras. Em função da natureza do problema que orienta a investigação, optamos por realizar uma pesquisa qualitativa. Para tal, foi realizado um estudo de caso único de abordagem exploratório-descritiva em uma organização multinacional do setor alimentício cuja sede no Brasil encontra-se em Curitiba - PR. A pesquisa demonstrou que as pessoas que professam valores e idéias consoantes aos da organização são valorizadas1. Em contrapartida, aquelas que não se adaptam ao esquema da empresa, que procuram o equilíbrio entre vida pessoal e profissional são excluídas e desvalorizadas.2 O sucesso na organização está vinculado ao cumprimento de comportamentos e atitudes determinados por ela. Em busca de reconhecimento e aceitação, alguns participantes acabam se deixando levar pelas exigências profissionais e esquecem de olhar para si próprios, para seus desejos e aspirações. Abrem mão de sua história de vida, da família, do lazer, mudam radicalmente sua rotina diária. O indivíduo, em um certo sentido, deixa de se pertencer e passa a pertencer às demandas do mercado e da organização, o que acarreta uma perda de autonomia e de identidade. Palavras-Chave: Programa de Trainee, Controle Social, Cultura Organizacional, Processo de Socialização, Identidade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectCultura organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectPessoal - Treinamento-
Título: dc.titleCultura organizacional e identidade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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