Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bahl, Miguel, 1956- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias da Terra. Programa de Pós-Graduaçao em Geografia | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Larissa Alexandra Cavalcanti de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:36:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:36:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/30321 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30321 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Nesta dissertação pautou-se nas contribuições da Geografia Cultural e da Geografia Humanista no que diz respeito ao conceito de paisagem e de sentido de lugar, para então refletir sobre a noção de patrimônio cultural. Entende-se aqui que este se configura como um signo na paisagem, cuja relação é permeada pela memória e pela identidade dos indivíduos em relação ao patrimônio. Mais do que sua dimensão física, os significados intrínsecos ao patrimônio cultural, podem contribuir para a criação de laços de afetividade entre o indivíduo e a paisagem, conferindo à mesma um sentido de lugar. Com a finalidade de investigar as questões supracitadas, adotou-se como objeto de estudo o Paço da Liberdade e seu entorno (Curitiba, Paraná). Deste modo a dissertação teve como objetivo principal identificar a influência do Paço da Liberdade na transformação da paisagem que o mesmo compõe e na formação de um sentido de lugar por parte dos indivíduos que com ele se relacionam cotidianamente. Para tanto, após a realização da pesquisa exploratória, através de fontes documentais e bibliográficas, de modo a tecer reflexões teóricas pertinentes à pesquisa, adotou-se para a pesquisa de campo uma abordagem qualitativa, por meio da realização de entrevistas com moradores e comerciantes do entorno do Paço da Liberdade. De modo geral, identificou-se que os entrevistados manifestaram reconhecer a importância histórica do Paço da Liberdade e a influência de sua revitalização para o resgate físico e simbólico da localidade, entretanto nem todos têm o mesmo como fundamental para a construção de um sentido de lugar, isso em decorrência das experiências vividas no local. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimonio cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção espacial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paisagens | - |
Título: dc.title | Entre as transformações na paisagem e o sentido de lugar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: