Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bahl, Miguel, 1956-2019 | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Larissa Alexandra Cavalcanti de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:35:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:35:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/30321 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30321 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Miguel Bahl | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 14/03/2013 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia : f. 145-156 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Nesta dissertação pautou-se nas contribuições da Geografia Cultural e da Geografia Humanista no que diz respeito ao conceito de paisagem e de sentido de lugar, para então refletir sobre a noção de patrimônio cultural. Entende-se aqui que este se configura como um signo na paisagem, cuja relação é permeada pela memória e pela identidade dos indivíduos em relação ao patrimônio. Mais do que sua dimensão física, os significados intrínsecos ao patrimônio cultural, podem contribuir para a criação de laços de afetividade entre o indivíduo e a paisagem, conferindo à mesma um sentido de lugar. Com a finalidade de investigar as questões supracitadas, adotou-se como objeto de estudo o Paço da Liberdade e seu entorno (Curitiba, Paraná). Deste modo a dissertação teve como objetivo principal identificar a influência do Paço da Liberdade na transformação da paisagem que o mesmo compõe e na formação de um sentido de lugar por parte dos indivíduos que com ele se relacionam cotidianamente. Para tanto, após a realização da pesquisa exploratória, através de fontes documentais e bibliográficas, de modo a tecer reflexões teóricas pertinentes à pesquisa, adotou-se para a pesquisa de campo uma abordagem qualitativa, por meio da realização de entrevistas com moradores e comerciantes do entorno do Paço da Liberdade. De modo geral, identificou-se que os entrevistados manifestaram reconhecer a importância histórica do Paço da Liberdade e a influência de sua revitalização para o resgate físico e simbólico da localidade, entretanto nem todos têm o mesmo como fundamental para a construção de um sentido de lugar, isso em decorrência das experiências vividas no local. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research was based on the contributions of the Cultural Geography and the Humanist Geography regarding the concept of landscape and sense of place, and then reflect about of the notion of cultural heritage. It is understood in this research that the cultural heritage can be construed as a sign in the landscape, whose relationship is permeated by memory and identity. More than its physical dimension, the intrinsic meanings of cultural heritage can contribute to the creation of ties of affection between the individual and the landscape, giving it a sense of place. In order to investigate the above issues, it was adopted as the object of study the Paço da Liberdade and its surroundings (Curitiba, Paraná). Thus the dissertation aimed to identify the influence of the Paço da Liberdade in the transformation of the landscape that it composes and the formation of a sense of place by individuals who relate to its daily. Therefore, after the accomplishment of exploratory research through documentary sources and bibliography, to do theoretical reflections relevant to the research, it was adopted for field research a qualitative approach by conducting interviews with residents and traders around the Paço da Liberdade. In general, we found that respondents expressed recognize the historical importance of the Paço da Liberdade and the influence of its revitalization to the rescue of the physical and symbolic location, though not all have the same as the key to build a sense of place, that as a result of experiences on site. | - |
Formato: dc.format | 158f. : il. [algumas color]., grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção espacial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paisagens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
Título: dc.title | Entre as transformações na paisagem e o sentido de lugar : o caso do Paço da Liberdade (Curitiba, Paraná, Brasil) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: