Atores sociais e estratégias

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Autor(es): dc.contributorSilva, Clovis Luiz Machado da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Tiago Fonseca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:46:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:46:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/30292-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/30292-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo geral desta pesquisa foi verificar a influência dos atores sociais significativos na adoção de estratégias dos distribuidores de veículos Ford, na região metropolitana de Salvador, BA. A partir da literatura especializada sobre o tema, identificaram-se treze formas de influência: troca de informação, treinamento, pedido, recomendação, associação, barganha, ameaça, exigência legal, retaliação, referência, causal, regulação e legislação. Vale destacar que essa relação foi investigada por meio da interpretação dos dirigentes estratégicos das organizações, pois o ambiente é, de certa forma, uma elaboração cognitiva deles. Dessa forma, a partir do método de estudo de caso, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza descritivo-qualitativa com corte transversal, realizada no ano de 2003. Os dados secundários foram obtidos mediante análise de documentos e publicações, internas e externas às organizações, e os dados primários mediante entrevistas semi-estruturadas com os dirigentes do nível estratégico. Como técnicas de tratamento dos dados, foram utilizadas análises documental e de conteúdo. Finalmente, para verificar similaridades e diferenças entre as organizações, apelou-se à análise comparativa dos casos. Os resultados da pesquisa apontaram que os dirigentes dos distribuidores sob investigação reconhecem a influência dos atores sociais sobre a adoção de estratégias, sendo que os mais relevantes e influentes são Ford, consumidores, gerentes, diretores e proprietários. Percebeuse que a importância de cada ator é variável no tempo e muda nos diversos distribuidores, pois, a forma como os atores são ordenados é resultado de múltiplas percepções e da condição peculiar de cada organização. Verificou-se também, que os dirigentes estratégicos apesar de terem seus interesses e decisões moldados por forças institucionais e por atores internos e externos, não perdem totalmente a sua capacidade de agência. Como conclusão, obteve-se que, além da interpretação dos dirigentes, o poder, a legitimidade e os interesses são elementos importantes na determinação da influência dos atores sociais na adoção de estratégias organizacionais. Palavras-Chave: Teoria Institucional, Atores Sociais, Estratégias Organizacionais, Distribuidores de Veículos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAdministração de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectVeiculos - Vendas-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleAtores sociais e estratégias-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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